AdWords
475 Usuários online agora
475 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Metas e Funis

Funcionário do Google

Metas e Funis no Analytics

Oi, pessoal! Aqui é a Juliana novamente. Vocês lembram do nosso papo sobre como medir seus resultados mais precisamente? Naquele post, falei sobre código de conversão e otimizador de conversões.

 

Hoje vou falar de um jeito um pouquinho mais complexo, mas mais eficaz de medir suas conversões. No entanto, desta vez vamos falar sobre o Google Analytics.

 

As metas no Analytics são muito semelhantes às conversões do Adwords. A diferença é que as metas são um pouco mais versáteis que o código de conversão, já que você pode escolher uma gama maior de dados para serem mensurados.

 

Metas podem ser a visita em uma página específica (por exemplo, a página de sucesso de compra), o tempo de visita, o número de página visitadas, downloads feitos, e ações como cliques em um banner.

 

Além disso, enquanto o código de conversão só calcula as conversões de sua campanha, com as metas é possível calcular também acessos provenientes da busca orgânica ou de sites de referência.


Os funis são outra grande vantagem das metas. Com eles, você pode traçar o caminho que você espera que o usuário faça para alcançar o objetivo do seu site. Assim, você poderá ver, por exemplo, qual a página que tem o maior número de saída de usuários antes de completar a conversão.

Vou exemplificar para ficar mais fácil. Se a sua meta é a conclusão do preenchimento de  um formulário, você pode fazer um funil nas páginas desse formulário e descobrir qual é a parte dele que faz as pessoas desistirem de preenchê-lo. Com isso, você pode otimizar suas questões ou até mesmo a navegação do seu site de uma forma geral, buscando fazer o caminho que mais agrada os seus usuários.

 

Para saber mais sobre metas, veja os seguintes links:

 

Como configurar metas

 

Sobre metas

 

E aí, vocês acharam muito complexo? Já tentaram trabalhar com metas e funis? Qual foi a experiência de vocês?

 

Até a próxima!

 

Especialistas responderamverified_user

Olá Juliana, Costumo trabalhar com metas, principalmente...

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Olá Juliana,

Costumo trabalhar com metas, principalmente utilizando o funil, o Regex ajuda muito. Na empresa que trabalho temos muitos clientes que pedem alguns números e desistencias bem complicados, então temos que encontrar uma forma inteligente de fazer, e para isso o funil de metas junto com o Regex se torna uma ferramenta muito versátil! Ótima dica e tutorial, para quem não utiliza, comece utilizar (:

Até!

Olá!

Funcionário do Google

Poxa, Vini, bem legal seu comentário.

 

Regex dá mesmo uma super ajuda, mas é bem complexo. Usava muito nos filtros de palavra-chave quando estava na equipe de SEO da empresa que trabalhei antes de vir para cá para o Google, para tirarmos todas as variações de buscas navegacionais. A ideia era eliminar do nosso relatório de palavras-chave todas aquelas buscas que eram o nome do site, com variações. Então fazíamos um filtro que ficaria gigante com um monte de variações da mesma palavras, ficar bem curtinho com Regex. Para quem não conhece Regex (abrevição de Expressão Regular), dê uma olhadinha nesse artigo da central de ajuda do Anaytics.

 

Para quem quer saber um pouquinho mais sobre classificação de buscas, recomendo um artigo muito legal de um colega aqui do Google chamado Andrei Broder. O artigo se chama A taxonomia da busca na web (Taxonomy of Web Search - 2002).

 

Um abraço! Smiley feliz