AdWords
412 Usuários online agora
412 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Not Provided na pesquisa paga do Google?

Principal Colaborador

Pessoal,

 

Viram esse artigo do Search Engine Land falando que o Google passará a adotar o not provided para os cliques do Adwords?

 

http://searchengineland.com/report-google-block-paid-search-keyword-data-provided-like-organic-provi...

 

Por mais que não há qualquer confirmação oficial sobre o assunto, gostaria de saber a opinião de vocês.

__
Alex Pelati
Especialistas responderamverified_user

Re: Not Provided na pesquisa paga do Google?

Estudante ✭ ✭ ✭

Oi Pelati! Interessante esse artigo.

 

Certamente dificultaria bastante na otimização pois tem muitos clientes que usam esses dados para ajudar no CRM interno através do Value Track. Além de olharem também o ROI por palavra no Google Analytics ou outras ferramentas similares.

 

Uma opção seria passar a olhar o ROI no próprio AdWords, mas temos limitações na configuração de atribuição da receita já que o AdWords não levaria em conta as outras mídias.

 

Se essa notícia realmente for confirmada pelo Google, tenho certeza que falaremos muito dela por aqui.

Smiley feliz

 

grande abs,

T

Re: Not Provided na pesquisa paga do Google?

Graduado ✭
O "Not- Provide" se for adotado para a publicidade de paga no relatório do google Analitics, apesar de eu não acreditar que isso venha a aconter, também não é problema porque o google adwords dá bastante informação sobre o trafego gerado, além disso o webmaster tools também permite obter bastante informação.
CEO da empresa
http://www.findme.pt

Re: Not Provided na pesquisa paga do Google?

Principal Colaborador
Não consigo ver uma logica nisso, as informações ainda estariam presentes no AdWords, então não mudaria em nada retira-las do Analytics.

Agora se eles retirarem as informações do AdWords ai nos teríamos um sério problema, já que não teríamos como otimizar a campanha, principalmente para negativar termos que não estão relacionados

Re: Not Provided na pesquisa paga do Google?

Estudante ✭ ✭ ✭

E eis que vem a confirmação!

 

Comunicado oficial Google:
http://googleadsdeveloper.blogspot.com.br/2014/04/security-enhancements-for-search-users.html

 

Novo post do Search Engine Land:
http://searchengineland.com/official-google-brings-provided-ads-will-withhold-search-query-data-paid...

 

 

Mas como eu pensei, o ValueTrack continuará funcionando. O que vai parar de funcionar é a passagem do termo digitado através da referência da URL como dito no texto: "we are extending our efforts to keep search secure by removing the query from the referer on ad clicks originating from SSL searches on Google.com"

 

abs,
Thiago Medeiros
www.blinks.com.br

Re: Not Provided na pesquisa paga do Google?

Principal Colaborador
Ou seja no AdWords continua a mesma coisa, ou seja não muda em nada, o relatório do Analytics era apenas a mesma informação que já tínhamos no AdWords.

Talvez não com informações tão precisas como eram exibidas no Analytics, mas mesmo ainda poderá ser feito tranquilamente a otimização das campanhas

Re: Not Provided na pesquisa paga do Google?

Principal Colaborador
Preciso processar melhor como serão essas informações, mas com certeza vai mudar.

O tempo de processamento das informações no Analytics era mais rápido e os termos de pesquisa mais completos. Além disso, como irá se comportar os dados de e-commerce no Adwords, se a integração passar informações no nível de palavra-chave.

Enfim, é uma péssima notícia!
__
Alex Pelati

Re: Not Provided na pesquisa paga do Google?

Graduado ✭
A nível do e-commerce o google adwords dará sempre informações por conversão, o que acaba por ser a informação mais relevante, a empresa google trabalha muito bem e eles se virem que a informação que estão a dar no analitics não está a dar toda a informação necessária, eles iram corrigir certamente.
CEO da empresa
http://www.findme.pt

Re: Not Provided na pesquisa paga do Google?

[ Editado ]
Principal Colaborador

Eles estão apenas removendo os termos de pesquisa do Referer - se sua conta Analytics é vinculada ao AdWords, os relatórios de termo de pesquisa em "Aquisição > Google AdWords" não vão mudar, pois ali não é usado o referer para compor os relatórios.

 

Quando ocorre um clique em um anúncio de uma conta vinculada, de maneira simples de explicar, este dado vai para uma tabela interna que tem todas as informações do clique, de maneira simplificada é algo do tipo:

 

Click ID Conta AdWords Campanha Grupo de anúncios Ad_id Palavra-chave termo de pesquisa
CMTFpcXp1b0CFVFp7AodvSgAAg  123-456-7890 Campanha #1  Grupo de Anúncios #1  245345345  comprar flores quero comprar flores em guarulhos
             
             
             

 

... a tabela deve ser mais complexa que isto, tem mais dados... mas é só uma maneira de ilustrar.

 

Quando é gerado o anúncio de uma conta vinculada ao Analytics, ele atribui um Click ID na URL de destino - quando ocorrer o clique, o click id vai junto um um parâmetro gclid (Google Click ID) e a URL de destino fica algo do tipo:

 

www.floreshoje.com.br/?gclid=CMTFpcXp1b0CFVFp7AodvSgAAg

 

Com o código analytics instalado na página de destino, ele detecta o parâmetro gclid e instantaneamente vai na tabela, resgata os dados de campanha, termo de pesquisa (e outros dados como valor do clique.. etc..) e usa os dados para o Analytics preenchendo os parâmetros UTM automaticamente (codificação automática), somente se a conta está vinculada (por segurança dos dados) - assim em toda esta operação ele não usa o referer e esta operação não vai ser impactada a menos que a Google remova a coluna do termo de pesquisa da tabela interna.

 

Ocorrerão impactos no Analytics, pois parte dos relatórios ele usa o referer para o termo de pesquisa, e o referer não estará mais presente - por exemplo, pelo que sei ele usa o referer no relatório de tempo real, assim provavelmente não vai ser possível ver palavra  em tempo real, imagino.

 

No Analytics é uma questão de você adequar o relatório que você vai gerar - se você tentar gerar um relatório geral da conta, por termo de pesquisa - você não vai ver nada pois ele usa o referer, mas agora se você tentar gerar um relatório de termo de pesquisa por Campanha AdWords você vai ver os dados pois ele usa a tabela.

 

Acho que faz todo o sentido a Google remover o referer também para cliques em anúncios, uma vez que já havia removido para resultados orgânicos - acho que era algo planejado no início que ela dividiu em 2 fases (orgânico e depois pago).

 

Os grandes impactados serão os terceiros, concorrentes do Analytics - pois eles não tem acesso à tabela, ela é interna - ser concorrente de um produto do Google não é algo fácil hoje em dia. 

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Not Provided na pesquisa paga do Google?

Principal Colaborador
Achei necessária a mudança, isso respeita a decisão do usuário. Se ele opta por deixar a informação anônima isso deve ser respeitado. Ainda há formas de avaliar a performance a nível de palavra-chave, de qualquer forma.

Henrique Giacomitti
Linkedin