AdWords
792 Usuários online agora
792 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Nova Estratégia de Lances - ROAS

Aprendiz ✭ ✭

Olá, pessoal!

 

Tudo certinho? 

 

 

Este final de semana comecei a explorar mais sobre as estratégias de lances e acabei meio que por acaso descobrindo um novo recurso que foi lançado em maio, porém ainda está em beta, ele visa maximizar o ROI com base no histórico dos últimos 30 dias, em seguida ele multiplica as convs.valor/custo*100 para calcular ROAS  ( Retorno de Investimento em anúncio) para aumentar a  receita, sem perder volume.  

 

Ou seja, se o objetivo é ganhar  R$ 7,00 para cada R$ 1 gasto em AdWords, seus ROAS-alvo seria de 700%. E é assim que deve ser inserido na ferramenta para que o sistema possa trabalhar em cima do seu ROI estabelecido.  

 

O Google help oferece algumas dicas adicionais sobre a determinação do  ROAS veja aqui:https://support.google.com/adwords/answer/2979071#TargetROAS .  

 

Gostaria de saber se alguém já utilizou e se sim qual foi a experiência obtida ?!?!  

 

Para quem ainda não conhece e tá afim de testar o caminho é o seguinte: Login Adwords> Biblioteca Compartilhada> estratégias de lances> Retorno de Investimento Desejado

 

ROAS.png

 

Leydiane Lima
"Conhecimento é como moeda: para ter valor, precisa circular" - Louis L' Amour.
Especialistas responderamverified_user

Re: Nova Estratégia de Lances - ROAS

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Nunca tinha visto essa estratégia, esse AdWords viu... Sempre me surpreendendo, obrigado por compartilhar Leydiane!
Internet is a Serious Business
Imagem TwitterImagem LastFMImagem LinkedinImagem YoutubeImagem FoursquareImagem Dinossaurs

Re: Nova Estratégia de Lances - ROAS

Estudante ✭ ✭ ✭

Pelo que testei, essa estratégia de lance tem funcionado melhor em campanhas de médio porte com um histórico de conversões estável, mas acredito que o algoritmo ainda esteja sendo aperfeiçoado para melhor desempenho, já que se trata de um beta. Em algumas campanhas o volume caiu consideravelmente após ativarmos o ROAS desejado, mesmo que definíssemos como meta um valor que já era alcançado consistentemente pela campanha. Acredito que vale o teste, mas não arriscaria campanhas muito importantes nele.

 

Como alternativa, ainda me sinto mais seguro definindo lances manualmente usando o histórico da campanha para chegar a limites de CPC rentáveis e depois ir expandindo conforme se mantém a lucratividade.

Re: Nova Estratégia de Lances - ROAS

Funcionário do Google

Olá Leydiane, tudo bem?

 

Muito legal seu post! 

 

Queria dividir mais a respeito dessa ferramento: 

 

Ela define automaticamente os lances para maximizar o valor da conversão ao mesmo tempo em que tenta alcançar um Retorno médio do investimento em publicidade. Isso pode ser aplicado no nível da campanha, grupo de anúncio ou palavra-chave. 

 

Deixo o link para mais detalhes: Estratégia de Lances Flexíveis

 

Abraços, 

 

Alex M.

O Adwords também está nas redes sociais! Confira!

Google+: www.google.com/+GoogleParaSeuNegocio
Facebook: www.facebook.com/adwords
Twitter: @GoogleAdWordsBR

Re: Nova Estratégia de Lances - ROAS

Principal Colaborador
Muito bom Leydiane.

Já tinha visto ela, mas ainda não a utilizei.

Alex ela funcionaria de uma forma muito parecida com o CPA, mas com o calculo feito de uma forma diferente seria mais ou menos isso?

Re: Nova Estratégia de Lances - ROAS

Aprendiz ✭ ✭

Lucas,

 

Concordo contigo, e super agradeço por compartilhar conosco a sua experiência com o ROAS, entretanto para maximizar as conversões, apto pelo otimizador de conversões (CPA), por enquanto rs.. (claro que somente após ter uma boa base de histórico de conversões na conta).

 

Alex, conforme o Antonio indagou gostaria de saber quais são as diferenças entre o CPA e o ROAS, pois acredito que ficará mais claro para que possamos diferir estas estratégias de lances.

 

Desde já agradeço...  Piscadela do Smiley

 

Abraços!

 

Leydiane Lima
"Conhecimento é como moeda: para ter valor, precisa circular" - Louis L' Amour.

Re: Nova Estratégia de Lances - ROAS

Funcionário do Google
Funciona de forma parecida sim Antonio, porém tenta alcançar os dois.
No CPA, a única variável do custo é a "acquisition" mesmo.
Alex M.

O Adwords também está nas redes sociais! Confira!

Google+: www.google.com/+GoogleParaSeuNegocio
Facebook: www.facebook.com/adwords
Twitter: @GoogleAdWordsBR

Re: Nova Estratégia de Lances - ROAS

[ Editado ]
Principal Colaborador

Não faz sentido de você ativar o ROAS, caso você tenha todas as conversões com o mesmo valor por conversão (95+% das contas) se você usa o mesmo valor de conversão (mesmo código de conversão) para todas as conversões - vá de CPA ou não vai fazer diferença alguma.

 

O ROAS é um CPA avançado, que diferencia os diferentes valores de conversão que você usa no código de conversão:

 

      var google_conversion_value = 10.0

 

O CPA ignora o valor de conversão, já o ROAS ele considera uma conversão com valor 100, 10 vezes maior do que uma conversão de valor 10 - já, para o CPA, não importa o valor do código de conversão: pode ser 1, 10, 1000... tudo igual para ele.

 

O CPA tem foco em volume de vendas, já o ROAS tem foco em faturamento que é bem melhor (se você usar os códigos corretamente)

 

Se você tem produtos de diferentes valores, o ROAS vai levar em conta o valor dos diferentes valores de conversão ao calcular o cpc alvo - o CPA somente considera um valor fixo para o valor de conversão que é o valor de CPA e não o valor especificado no código de conversão.

 

Você não precisa necessariamente usar códigos diferentes de conversão - você pode usar o Tag Manager para capturar os diferentes valores de compra ou importar os dados de conversão do Analytics de transação ou de comércio eletrônico.

 

Se você tem comércio eletrônico implementado no Analytics, importe as conversões e use o ROAS para que o sistema automaticamente considere produtos de maior valor (que teoricamente fornecem uma maior margem) do que produtos de valor inferior.

 

Se todas as conversões possuem o mesmo valor, não use ROAS, use CPA.

 

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page