AdWords
1K Usuários online agora
1K Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

O Índice de Qualidade da palavra-chave tenho as notas 7/10 e 5/10. O que é e como interpretar?

Principal Colaborador

QC Brasil pergunta:

No status da palavra-chave, abaixo do indice de qualidade existe uma nota ex. 7/10 ex 5/10. 
O que é? 
Como interpretar? 

 

 

José Dantas (Super Utilizador) responde:

Oi QC estes números são os índices. Existe uma escala que vai até 10. Quanto maior o índice melhor é a relevância da sua palavra-chave para os resultados de busca.
Espero que ajude.

 

 

Henrique Giacomitti (Principal Colaborador) responde:

QC Brasil
O índice de qualidade é importantíssimo, quanto mais alto mais descontos no clique você recebe e quanto mais baixo mais caro fica. A relação Qualidade x Custo é a seguinte:
IQ - CPC
10 - desconto de 30%
9  - desconto de 22,2%
8  - desconto de 12,5%
7  - -
6  - acréscimo de 16.7%
5  - acréscimo de 40%
4  - acréscimo de 75%
3  - acréscimo de 133,3%
2  - acréscimo de 250%
1  - acréscimo de 600%
(fonte: ClickEquations)
Note que uma palavra compeltamente desconexa tem um aumento de 6 vezes no preço. Por isso se quiser uma campanha boa não adianta jogar muitas palavras desconexas. Para ter um bom retorno tem que anunciar exatamente o que vende a página corresponder ao produto anunciado.
Abraços

 

 

QC Brasil pergunta:

Henrique muito obrigado, esse indice tirou todas as duvidas que eu tinha ... porem me plantou pelo menos mais uma duzia de duvidas. ( rs rs rs )


Quando entro nesse espaço aparece que uma de minhas palavra-chave ( que sempre esteve entre 8/10 e 9/10 ) está a 4/10, porem, nesse mesmo campo apareçem os 3 primeiros critérios de avaliação (Relevancia, Qualidade e Tempo ) no meu caso os 3 estão com " Nenhum Problema ".

 

Gostaria de saber quais os motivos desse indice tão baixo e quais as soluções???
Desde já muito grato.

 


Henrique Giacomitti (Principal Colaborador) responde:

"Nenhum problema" quer dizer que as palavras não infringem as políticas de publicidade e estão aceitáveis, não que estejam impecáveis. Porém, se as palavras normalmente tinham um bom índice, pode ser que sua conta tenha sido barrada em algum ponto e esteja sendo revisada. Tente otimizar sua conta até que a situação se normalize.

 

 

Gravity (Principal Colaborador) responde:

Sensacional o artigo de IQ, Henrique.

Obrigado por compartilhar =)

 

 

Nuno-Mota (Principal Colaborador) responde:

Caro Henrique,
As percentagens que colocou sobre o índice de qualidade eram para mim desconhecidas. Obrigado pela dica!

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin
Especialistas responderamverified_user

Re: O Índice de Qualidade da palavra-chave tenho as notas 7/10 e 5/10. O que é e como interpretar?

Calouro ✭

Essa porcentagem eu desconhecia também... Vlw Henrique :-)

LEANDRO GALIS

Re: O Índice de Qualidade da palavra-chave tenho as notas 7/10 e 5/10. O que é e como interpretar?

Graduado ✭

Henrique,

Também desconhecia esses valores o que me fez ficar com uma dúvida.

Vamos supor que eu esteja em 1º lugar com o cpc em 1 real e indice 10. Ou seja, me clique seria de 0,70 centavos por esse calculo. Agora se meu concorrente que está em 2º lugar estiver com o cpc de 0,80 centavos eu pagarei os 0,70 centavos ou 0,81 centavos?

Re: O Índice de Qualidade da palavra-chave tenho as notas 7/10 e 5/10. O que é e como interpretar?

Estudante ✭

QC,

 

Pela minha experiência ter palavras-chave com índices de qualidade igual ou menor que 4/10 é é péssimo. Normalmente, pauso essas palavras e tento inserir outros termos com melhores índices. 

Re: O Índice de Qualidade da palavra-chave tenho as notas 7/10 e 5/10. O que é e como interpretar?

Calouro ✭ ✭ ✭

Olá Pessoal,

  

Interessante o post do Henrique, porém, devo discordar da forma de interpretação do Índice de Qualidade das palavras-chaves. Estes número não são utilizados como fator multiplicador para estabelecer o valores de CPC [1]. Eles representam uma escala de qualidade (que antes era exibida como Alta, Média e Baixa), onde 10/10 representa uma palavra com a qualidade mais Alta e 1/10 uma palavra com a qualidade mais Baixa (com um índice abaixo de 3/10 o Google normalmente deixa de exibir anúncios para a palavra). 

Ou seja, através da análise destes números, o anunciante pode entender quais palavras-chaves estão funcionando bem para a campanha ou quais não estão obtendo o desempenho esperado e precisam ser otimizadas. 

 

Para entender como o Índice de Qualidade afeta o CPC, é preciso entender como o Google classifica os anúncios [2]:

 

Classificação do anúncio (Ad Rank) = CPC Máximo X Índice de Qualidade 

onde

CPC Máximo: valor máximo que o anunciante deseja pagar pelo clique.

Índice de Qualidade: índice calculado pelo Google com base no CTR (todos os CTRs da conta), relevância das palavras-chaves e anúncios e qualidade da página de destino. (ATENÇÃO: este IQ não é o mesmo que aparece nas palavras-chaves, este é o "segredo da Coca-Cola do Google", só o sistema do Google tem acesso) 

 

Sabendo isso, temos a fórmula do CPC Real, ou seja, quanto o Google realmente vai cobrar por um clique em um anúncio [3]:

 

CPC real = Ad Rank do Anunciante Superado / Seu Índice de Qualidade + (arredondamento em centavos)

 

Exemplo:

Anunciante A - Lance CPC = 1,00 / IQ = 10 ..... Ad Rank = 10 >> Posição 1

Anunciante B - Lance CPC = 1,00 / IQ = 6  ...... Ad Rank = 6  >> Posição 2

Anunciante C - Lance CPC = 1,00 / IQ = 5  ...... Ad Rank = 5  >> Posição 3

 

CPC Real (Anunciante A) = 6 / 10 = R$ 0,60

CPC Real (Anunciante B) = 5 / 6 = R$ 0,84

Anunciante C, sendo o último, pagaria o valor mínimo para participar do leilão (lance mínimo de primeira página), que varia de acordo com o IQ do anunciante e concorrência da palavra-chave.

 

Lembrando que só o Google tem acesso a esse cálculo ...

 

A conclusão que chegamos é que, quanto maior seu Índice de Qualidade, menor o lance necessário para exibição um anúncio. Por isso é importante a constante otimização das campanhas [4].

 

Espero que tenha ajudado.

 

Abs,

Daniel Santos

 

Referências - Ajuda do Google AdWords

[1] O que significa o número próximo ao Índice de qualidade de minha palavra-chave?

[2] O que é o "Índice de qualidade" do Google AdWords e como ele é calculado?

[3] Quanto pago por um clique em meu anúncio? E se meu anúncio for o único em exibição?

[4] Dicas de Otimização

Re: O Índice de Qualidade da palavra-chave tenho as notas 7/10 e 5/10. O que é e como interpretar?

Graduado ✭

DanielSantos escreveu:

Olá Pessoal,

  

Interessante o post do Henrique, porém, devo discordar da forma de interpretação do Índice de Qualidade das palavras-chaves. Estes número não são utilizados como fator multiplicador para estabelecer o valores de CPC [1]. Eles representam uma escala de qualidade (que antes era exibida como Alta, Média e Baixa), onde 10/10 representa uma palavra com a qualidade mais Alta e 1/10 uma palavra com a qualidade mais Baixa (com um índice abaixo de 3/10 o Google normalmente deixa de exibir anúncios para a palavra). 

Ou seja, através da análise destes números, o anunciante pode entender quais palavras-chaves estão funcionando bem para a campanha ou quais não estão obtendo o desempenho esperado e precisam ser otimizadas. 

 

Para entender como o Índice de Qualidade afeta o CPC, é preciso entender como o Google classifica os anúncios [2]:

 

Classificação do anúncio (Ad Rank) = CPC Máximo X Índice de Qualidade 

onde

CPC Máximo: valor máximo que o anunciante deseja pagar pelo clique.

Índice de Qualidade: índice calculado pelo Google com base no CTR (todos os CTRs da conta), relevância das palavras-chaves e anúncios e qualidade da página de destino. (ATENÇÃO: este IQ não é o mesmo que aparece nas palavras-chaves, este é o "segredo da Coca-Cola do Google", só o sistema do Google tem acesso) 

 

Sabendo isso, temos a fórmula do CPC Real, ou seja, quanto o Google realmente vai cobrar por um clique em um anúncio [3]:

 

CPC real = Ad Rank do Anunciante Superado / Seu Índice de Qualidade + (arredondamento em centavos)

 

Exemplo:

Anunciante A - Lance CPC = 1,00 / IQ = 10 ..... Ad Rank = 10 >> Posição 1

Anunciante B - Lance CPC = 1,00 / IQ = 6  ...... Ad Rank = 6  >> Posição 2

Anunciante C - Lance CPC = 1,00 / IQ = 5  ...... Ad Rank = 5  >> Posição 3

 

CPC Real (Anunciante A) = 6 / 10 = R$ 0,60

CPC Real (Anunciante B) = 5 / 6 = R$ 0,84

Anunciante C, sendo o último, pagaria o valor mínimo para participar do leilão (lance mínimo de primeira página), que varia de acordo com o IQ do anunciante e concorrência da palavra-chave.

 

Lembrando que só o Google tem acesso a esse cálculo ...

 

A conclusão que chegamos é que, quanto maior seu Índice de Qualidade, menor o lance necessário para exibição um anúncio. Por isso é importante a constante otimização das campanhas [4].

 

Espero que tenha ajudado.

 

Abs,

Daniel Santos

 

Referências - Ajuda do Google AdWords

[1] O que significa o número próximo ao Índice de qualidade de minha palavra-chave?

[2] O que é o "Índice de qualidade" do Google AdWords e como ele é calculado?

[3] Quanto pago por um clique em meu anúncio? E se meu anúncio for o único em exibição?

[4] Dicas de Otimização


O que eu sempre entendi do IQ é exatamente isso com excessão da sua segunda parte do exemplo (CPC Real).

 

CPC Real (Anunciante A) = 6 / 10 = R$ 0,60

CPC Real (Anunciante B) = 5 / 6 = R$ 0,84

 

Lembro de já ter lido e visto em video que o anunciante A que está em 1º sempre pagaria R$ 0,01  a mais que anunciante B que estaria em 2º. Nesse caso, como ficaria: O anunciante A pagaria R$ 0,85 ou o Anunciante B pagaria R$ 0,61 entrando na "regra" do google sempre fala que o anunciante nunca pagaria mais que o necessario.

Re: O Índice de Qualidade da palavra-chave tenho as notas 7/10 e 5/10. O que é e como interpretar?

Calouro ✭ ✭ ✭

Essa dúvida é muito frequente em virtude da fórmula para cálculo do CPC Real ter um arredondamento (R$ 0,01 ou R$ 0,02) ... dessa forma, criou-se a lenda que o CPC Real é o lance do concorrente + R$ 0,01.

 

Para explicar melhor, quando o Google cita "cobramos somente o valor do lance mais baixo necessário para ultrapassar a classificação daquele anúncio (arredondando para o valor em centavos mais próximo)", ele quer dizer, qual seria o menor lance necessário para que o anunciante na posição superior vencesse o anunciante abaixo ?

 

Observando o exemplo que citei anteriormente, temos:

 

O Anunciante B tem uma classificação (ad rank) = 6. Como o Anunciante A tem uma qualidade = 10, o menor lance necessário para ultrapassar o Anunciante B seria R$ 0,60 + R$ 0,01

 

O Anunciante C tem uma classificação (ad rank) = 5. Como o Anunciante B tem uma qualidade = 6, o menor lance necessário para ultrapassar o anunciante C seria R$ 0,83 + R$ 0,01  

 

Espero que tenha ficado claro.

 

Att.

Daniel Santos

Re: O Índice de Qualidade da palavra-chave tenho as notas 7/10 e 5/10. O que é e como interpretar?

Principal Colaborador

jutaialves

 

Se seu índice de qualidade é 10 você já está pagando com o desconto. O CPC para alguém com IQ 7 seria de R$1,30 , de acordo com a tabela.

 

No caso de leilão entre o 1ºe 2º lugares não seria só o preço, mas também a qualidade. Se o concorrente tem o mesmo índice de qualidade, mas você tem mais verba, pagaria apenas um centavo a mais.

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Re: O Índice de Qualidade da palavra-chave tenho as notas 7/10 e 5/10. O que é e como interpretar?

Principal Colaborador

Bacana os cálculos do Daniel, ajudam a entender melhor as precificações por qualidade.

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin