AdWords
855 Usuários online agora
855 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

O quanto confiável são as informações do Google Trends?

Calouro ✭ ✭

Pessoal tenho um site de camisas de futebol, como faço para interpretar esses dados por exemplo minha empresa fica no Recife e vendo camisas de clubes de toda a região do Brasil, por exemplo queria mensurar quantos paulistas ou torcedores dos clubes paulistas buscam em minha região os termos camisa do palmeiras, camisa do corinthians, camisa do são paulo e camisa do santos. Sendo que queria esses dados só para Recife. Como faço isso? Preciso dessas informações para fazer um pedido melhor perante aos meus fornecedores. 

Especialistas responderamverified_user

Re: O quanto confiável são as informações do Google Trends?

Estrela em Ascensão
Loja T, bom dia!

O Trends é para ter uma ideia referente ao assunto, por exemplo, se buscar "Camisa do Corinthians" verá como foi o crescimento ou queda do termo ao longo dos últimos anos, assim, consegue saber se o termo está em alta ou baixa.

Agora saber as buscas você verá no Adwords mesmo, Ferramentas > Planejador de Palavras-Chave, você consegue colocar apenas para sua cidade ou estado e verificar o volume de buscas que tem nele, se quiser coloque para São Paulo e veja o volume de buscas que existem em SP e por ai consegue mensurar cada estado.

Depois é só você analisar, agora, saber quantas pessoas de SP buscam por caminha em Recife não tem como saber, o pessoal busca na web e pode aparecer do Brasil inteiro.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: O quanto confiável são as informações do Google Trends?

Principal Colaborador

Loja T, boa noite.

 

Exatamente como mencionada pelo Danilo. O Trends é ótimo para você ter uma ideia de sazonalidades ono volume de pesquisa. Porém, não são números reais.

 

Os números do gráfico indicam quantas pesquisas foram feitas para um termo específico, em relação ao número total de pesquisas feitas no Google ao longo do tempo.

 

Eles não representam números absolutos de volume de pesquisa, pois os dados são normalizados e apresentados em uma escala de 0 a 100. Cada ponto no gráfico é dividido pelo ponto mais alto e multiplicado por 100. Quando não há dados suficientes, o valor "0" é exibido.

 

Referência -  https://support.google.com/trends/answer/4355164?hl=pt-BR

Ricardo Gaya

Re: O quanto confiável são as informações do Google Trends?

Principal Colaborador
Loja T,

Como os demais falaram o Trends é a ferramenta ideal para você fazer a analise que deseja, mas atente-se ao seguinte:

Você não vai conseguir identificar quantos Paulistas foram pesquisar pela camisa do seu time ai no Recife.

O que você vai fazer com o Trends é saber quantas pessoas no Recife pesquisaram pela camisa do corinthians ou do palmeiras, ou quantas pessoas no Brasil pesquisaram por determinadas camisas.

Ou seja vc vai ter uma métrica por região.

Re: O quanto confiável são as informações do Google Trends?

Calouro ✭ ✭

Olá amigo

Conforme os amigos acima falaram, o Adwords é melhor mesmo. Lá você seleciona até qual região você quer para testar sua palavra chave.

O google Trends você pode está utilizando para ver algum nicho de mercado, que seu cliente gostaria de atuar.

Re: O quanto confiável são as informações do Google Trends?

Aprendiz ✭ ✭ ✭

Oi Loja T, tudo bem?

Perfeita as colocações do pessoal!

Neste seu caso o que eu faria para entender o movimento de mercado em Recife seria através do Google Analytics. Você pode criar um Relatório Personalizado do Google Analytics e ver por cidade qual o volume de tráfego que determinada palavra-chave levou para o seu site (somente conseguirá esta informação caso já tenha sido feita uma campanha com as informações que necessita). Acredito ser uma forma de você ter um norte para as informações que precisa.

 

Espero ter ajudado.

 

Abs

 

Alexandre Perez Hernandez

Re: O quanto confiável são as informações do Google Trends?

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Outro ponto que acredito ser válido é que pelo Adwords, como já mencionado conseguimos ver por região qual a busca de uma determinada palavra-chave. Na minha opinião não é necessário saber a quantidade de paulistas que buscam por camisa do corinthians, mas sim o volume de busca por região.

Re: O quanto confiável são as informações do Google Trends?

Principal Colaborador

Alexandre Perez escreveu:

Neste seu caso o que eu faria para entender o movimento de mercado em Recife seria através do Google Analytics.

 

Alexandre Perez Hernandez


Eu não recomendo usar o Analytics como base, já que o Analytics contará apenas com o comportamento do site dele e não necessariamente do mercado, dependendo os resultados podem ser totalmente diferente.

 

O ideal neste caso é ele realmente usar o Trends ou o Planejador de Palavras-Chave do AdWords, mas o Trends ainda vai ser mais funcional, pois ele vai poder saber com estava o mercado no passado e ainda contar com uma estimativa futura

Re: O quanto confiável são as informações do Google Trends?

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Oi Antonio,

Sim, você tem razão! Pelo Google Analytics era mais para ter um norte mesmo sobre as tendências de vendas x visitas de uma determinada camisa de clube no próprio negócio.

Abs

Alexandre Perez Hernandez

Re: O quanto confiável são as informações do Google Trends?

Principal Colaborador

Loja T como vai!

 

Como está sua pesquisa de mercado Smiley feliz?

 

Realmente, como disseram, se você mapear os resultados das pesquisas vindas do Trends e do Planejador de Palavras Chaves do Adwords, você conseguirá uma visão bem ampla de como está o comportamento do seu público alvo.

 

O Planejador nos entrega o volume de pesquisa em cada região.  

O Analytics vai lhe apresentar quantos usuários de São Paulo (por exemplo) "caíram" em seu site, em relação a cada termo de pesquisa. Ou seja, como está sua taxa de conversão vindo de SP -  que pelo que vi, é onde tem a maior busca pelo seu produto.

O Trends lhe ajudará a ver a tendência de crescimento de demanda e sua estabilidade ou instabilidade.

 

Se todos os meses você fizer um cruzamento desses dados, logo ficará bastante seguro em fazer suas compras junto aos  fornecedores. Recomento muito esta prática, já que vamos nos afiando na interpretação desses dados. 

 

Talvez você não consiga uma segurança no primeiro mês. Mas se persistir verá que muitos dados começam a se revelar para você, podendo inclusive, abrir novas perspectivas de mercado, através de uma pesquisa sistemática e assim potencializar seu negócio.

 

 

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me