AdWords
671 Usuários online agora
671 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Problemas avançados do Google Analytics - Especial Google Analytics 4/5

Funcionário do Google

Pessoal,

 

Boa noite! Esse é o quarto post de uma série que está abordando diversos temas relacionados ao Google Analytics, o tema de hoje é sobre Problemas avançados do Google Analytics

 

1. Sites com redirecionamentos excessivos/Grande demora para carregamento da página

 

Um problema bastante comum é a perda do pacote de dados do Google Analytics porque ou o site possui redirecionamentos ou devido a uma grande demora em carregar a página.

 

Um dos maiores problemas que podem ser causados por redirecionamentos é que o visitante pode ser enviado para outra página antes que o código do JavaScript do Analytics seja executado, assim causando uma perda das informações que deveriam ser coletadas no site.

 

Uma maneira de minimizar problemas é colocar o código de acompanhamento do Google Analytics na página de redirecionamento e também na página de destino. Assim, a página de redirecionamento irá capturar as informações reais sobre o referenciador para seus relatórios.

 

Para verificar se o site possui redirecionamentos, conforme falamos no artigo anterior podemos testar o GCLID, mas só isso não cobre todas os casos de problemas com redirecionamentos. A melhor maneira de testar é consultar alguém que possa te ajudar a testar os redirecionamentos do site, existem algumas ferramentas externas que facilitam bastante esse tipo de teste.

 

O carregamento da página por sua vez quando é muito demorado, pode encerrar a execução do JavaScript para que a operação de carregamento possa ocorrer mais rápido o que também gera perda de dados importantes que deveriam ser coletados.

 

Há algumas maneiras de testar o tempo de demora para carregamento da página, um dos que recomendo é analisar seu site no PageSpeed Insights, nele você encontrará diversas dicas de otimização da velocidade do seu site, além de vários passo-a-passo sobre como implementar essas dicas, para acessar o PageSpeed acesse aqui: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

 

2. Sites em Frames

 

Frames são fragmentos de site dentro de um site, o principal problema de um site que usa Frames é que eles têm um comportamento próprio e não necessariamente carregam a informação do site. Por exemplo um código de Google Analytics instalado dentro de um Frame, e um botão de enviar formulário instalado no site fora do Frame, é como se o código do GA estivesse num universo diferente do site, eles simplesmente não sabem da existência um do outro e isso faz com que seja impossível enviar a informação pareada ao Google Analytics.

 

Como os frames filhos não podem ler o URL de endereço do frame pai, o código de acompanhamento do Google Analytics incorporado em um iframe não consegue ver o valor da codificação automática (GCLID) mesmo que ele esteja visível na barra de endereços do navegador da página acessada.

 

Para resolver esse problema, verifique se o Google Analytics está instalado na página pai. Para mais informações, acesse o Guia do desenvolvedor sobre como configurar o acompanhamento de vários domínios em iFrames (https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cross-domain#iframe).

 

Note que nem sempre a resolução de problemas com Frames é tão simples como neste caso.

 

Qualquer dificuldade, peça auxílio ao seu amigo webmaster de plantão! Smiley feliz

 

Por hoje é só, abraços!

Especialistas responderamverified_user

Re: Problemas avançados do Google Analytics - Especial Google Analytics 4/5

Funcionário do Google
+1

Re: Problemas avançados do Google Analytics - Especial Google Analytics 4/5

Funcionário do Google
Pessoal! Muita atenção neste post!

É muito comum recebermos dúvidas de relatórios de analytics "incompletos" e a grande maioria das vezes é devido a um redirecionamento do site.

Apliquem o teste do GCLID. O passo a passo está neste post: https://www.pt.adwords-community.com/t5/Google-Analytics-e-relat%C3%B3rios/Erros-e-Problemas-comuns-...