AdWords
880 Usuários online agora
880 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Problemas com relatório do GA no google drive

Calouro ✭

Estou configurando uma planilha do google drive (spreadsheet) para coletar os dados do Analytics automaticamente e atualizar meus relatórios, porém estou tendo problema com algumas métricas.

 

Toda vez que insiro uma métrica que precisa me devolver um tempo, em segundos por exemplo, como ga:avgTimeOnPage e ga:avgSessionDuration, o relatório me retorna um valor absurdo como 50.602.222.222.222.200, sendo que deveria ser algo como 167 segundos.

 

Alguém poderia me ajudar com essa configuração?

 

Obrigado!

Especialistas responderamverified_user

Re: Problemas com relatório do GA no google drive

Principal Colaborador
Oi Portal, como vai?

O problema ocorre pela formatação de célula da planilha que precisa ser personalizada para aceitar o formato de TEMPO como ele realmente é e aparece pra você no GA. Por padrão, a planilha trata as informações como números e letras, então uma data por exemplo 10/10/2013 se você não converter, vai aparece pra você algo como "49701", que é a tradução da data em números literais, e isso acontece para o tempo também.

Agora, apesar de estar ligado ao GA, o seu problema está no Google Drive. O ideal seria consultar a comunidade oficial do Drive, aqui:
https://productforums.google.com/forum/#!forum/docs-pt

Você pode também pesquisar na internet como lidar com "time on google spreadsheet", e verificar alguns artigos existentes. Só tome cuidado, pois o que você precisa é o tempo computado, como um cronômetro, e não o tempo em horas do dia, como muitos vão te mostrar.

Espero que ajude.

Abraços,

Re: Problemas com relatório do GA no google drive

Calouro ✭
leandrofm, em primeiro lugar, muito obrigado por se dispor em responder!

Eu tentei alterar a formatação das células de diversas maneiras diferentes, e principalmente, tentei usar a formatação de Duração (tempo computado) que já está disponível no Google Docs, porém nenhuma das tentativas que eu fiz trouxe o resultado pretendido. Ao usar a formatação "Duração", um número que o GA trouxe para mim como 9.451.961.610.205.180 passou a ficar em notação científica 9,45196E+15.

Tentei buscar ajuda no fórum do Google Drive mas não obtive resposta.
Acho estranho que, ao entrar no GA e exportar um relatório em .xlsx, o mesmo vem com todos os dados de Duração em um padrão coerente (segundos ou milisegundos), mas ao fazer o GA atualizar automaticamente minha planilha localizada no Google Drive, ele me retorna esse valor exorbitante que, com muito custo consigo interpretar.

Alguma ideia de como eu possa resolver?

Abraços!

Re: Problemas com relatório do GA no google drive

Principal Colaborador
Porta N, tudo bem?

Vocẽ conhece essa API do GA? https://ga-dev-tools.appspot.com/query-explorer/ Tente baixar por ela e veja e tem o mesmo problema.
Ricardo Gaya

Re: Problemas com relatório do GA no google drive

Principal Colaborador
É, o que acontece é que o GA computa esses valores sempre em segundos, tanto que geralmente quando você baixa a planilha pro Excel por exemplo, geralmente precisa converter os segundos em horas do dia, pra ai poder aplicar a formatação.

O problema deve ser o mesmo no Drive, mas como você não tem acesso intermediário, pois está puxando direto do GA, o único jeito é via formatação mesmo. Mas o problema parece estar nessa conversão do dado do GA > Drive...

Como é que a sua spreadsheet está puxando dados do GA? Se puder explicar e colocar exemplos, talvez possamos pensar em algo