AdWords
1.1K Usuários online agora
1.1K Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Relação metas x cadastros efetivos

Calouro ✭

Pessoal,

 
Estou com um problema sério para resolver e queria saber se vocês podem me ajudar.
 
Meu cliente está investindo pesado em Google Adwords, que tem me dado bons cliques no acesso a página. Consequentemente, até pelo tempo de permanência no site, acredito que a campanha esteja indo bem.
 
O problema é que quando acesso o analytics ele me aponta uma determinada quantidade de metas (que é o botão "cadastre-se"), que é o dado que eu apresento ao cliente. 
 
No entanto, quando eu apresento o relatório o cliente me questiona a quantidade de cadastros efetivamente realizados. Um exemplo é que em determinado período da campanha, o analytics me aponta 307 cadastro mas o cliente só tem 4 cadastros efetivos. 
 
Vocês podem me indicar o que posso fazer para descobrir o que está acontecendo? Como posso solucionar isso?
 
Abraços,
Especialistas responderamverified_user

Re: Relação metas x cadastros efetivos

Principal Colaborador
Olá Iris, tudo bem?

Medir METAS como cliques em um botão é algo que pode te dar bastante dor de cabeça. Digo isso, pois o clique em um botão de "cadastre-se" pode ser tanto um clique de alguém que realmente se cadastrou, quanto alguém que tentou se cadastrar, mas preencheu o formulário errado, que não foi enviado, mas você contabilizou como cadastro.

Idealmente, se você tiver meios de fazer isso, você deve programar para a meta ser disparada para o GA somente quando o clique no botão for um cadastro enviado com SUCESSO, e não com erro.

Uma outra alternativa, é se o formulário gerar uma página de "obrigado pelo contato", você pode usar essa página como meta, ao invés do clique no botão.

Se o formulário for dinâmico e não enviar página de obrigado, ou seja, a mensagem de agradecimento fica na mesma página que o usuário está, uma alternativa é usar o Google Tag Manager para disparar um evento no sucesso do formulário, e usar esse evento como meta no GA.

Espero que ajude.

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Relação metas x cadastros efetivos

Mestre ✭ ✭
Iris, boa noite!

Realmente uma diferença muito grande e mediante o cliente falar que houve apenas 4 pode ser alguma falha na configuração do Analytics, se puder, printa e coloca aqui a configuração certinho para que possamos analisar e lhe ajudar.

Lembrando que, o seu cadastro precisa levar à uma página de agradecimento e sua meta precisa estar configurada para essa página e não a página com o cadastro, assim, sempre que acionar o agradecimento contabilizará a meta.

Pode também configurar a própria conversão do Adwords para acompanhar.

Qualquer dúvida posta para nós, mas, claro, haverá mais opiniões por aqui que irão lhe ajudar.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Relação metas x cadastros efetivos

Principal Colaborador
Danilo, concordo com vc , pois no meu entender a falha esta ao medir a meta no início dela e não na conclusão ..... mas, de fato foi obtida uma métrica ... 307 usuários chegaram a clicar no botão para enviar o cadastro ... mas apenas 4 cadastros foram registrados.

Na realidade a conversão deveria ser medida numa Página de Agradecimento, retornada após o sucesso no envio.

De qualquer forma o número de tentativas sem sucesso, ou seja, de usuários que clicaram no botão enviar e não concluiram a ação é muito grande, o que confere importância ao dado.

Deyson Thomé - Principal Colaborador
Minha resposta foi útil ? Se sim, marque a opção abaixo " ACEITAR COMO SOLUÇÃO " .

Re: Relação metas x cadastros efetivos

Mestre ✭ ✭
Realmente Deyson, aguardar a Iris trazer novas informações ou postar a print com a configuração, pois, acredito que algo está errado na configuração ou local da conversão.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: Relação metas x cadastros efetivos

Calouro ✭

Danilo, estou colocando aqui uma configuração de uma das metas da página em questão. Não sei se é isso que vocês querem ver...

meta moeda forte.jpg

 

Concordo totalmente com vocês que a meta deveria ser a conclusão. Porém a chefia aqui foi que determinou isso, e aí tenho que me virar...

 

Minha maior preocupação é saber porque essas pessoas não estão concluindo os cadastros... Achei o número absurdo demais, partindo do pressuposto de que se 307 pessoas clicam no cadastre-se, porque não estão concluindo?

Fora isso, a página que as pessoas acessam (http://qgdi.com.br/moedaforte/) possuem vários botões de cadastros de acordo com a condição que mais se interessam. Isso me preocupa.

 

Se precisarem de outros prints, estou por aqui! 

Re: Relação metas x cadastros efetivos

Principal Colaborador
Olá Iris, como vai?

Pelo seu print, a sua meta está configurada para ser contabilizada quando ocorre um evento no site, onde o nome da categoria do evento tem nome "moedafortecadastro". Quando falamos de um evento, ele precisa ter obrigatoriamente, uma Categoria, e uma Ação (o marcador é opcional). Pode ser que a grande discrepância dos números de Metas e Cadastros efetivos, esteja ai, já que você pode ter vários eventos, com essa mesma categoria.

Imagina que você tivesse eventos sendo disparados em diferentes etapas:

Evento 1: Categoria = moedafortecadastro | Ação: Passo 1
Evento 2: Categoria = moedafortecadastro | Ação: Passo 2

Nesse caso, a ação é que faz distinção do passo que o usuário está, mas como a sua meta está configurada somente pelo nome da categoria, você está contabilizando tudo. É uma possibilidade.

Entendo a sua posição onde recebeu a direção de seus chefes de que deveria ser medido dessa forma, mas é preciso mostrar pra eles que essa é uma forma ERRADA de medir as conversões (no clique do botão), e que isso pode prejudicar a relação de vocês com o cliente. Você como profissional que está analisando estes números, está vendo números errados, e não conseguirá fazer milagres com eles, infelizmente :/

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Relação metas x cadastros efetivos

Top Contributor Alumni

Oi Iris!

 

De fato como o Leandro apontou a própria configuração do Analytics está distorcendo esses resultados.

 

Mas não só isso.

 

Você tem 4 formulários cadastre-se e  5 chats Fale com o Corretor

 

A primeira categoria moedafortecadastro não é um formulário cadastre-se e sim o chat do Fale com o Corretor, no topo da página.

 

Se fosse um formulário já teria a condição da alteração do resultado final. Pois a pessoa poderia clicar e não enviar o formulario. A programação do código enviar, nessa situação, precisaria ser de outra forma para contabilizar de fato uma conversão, como o Leandro falou.

 

Porém quem está recebendo os números do evento é o chat do Fale com o corretor lá no topo. Sendo uma das primeiras informações encontradas na página e isso aumenta ainda mais a discrepância pois, pelo tipo de negócio é muito mais comum a pessoa querer falar com o corretor do que preencher o formulário. Então eles clicam no fale com o corretor e pronto. Foi o clique para o evento analytics.

 

Os outros botões cadastre-se estão com outro nome de categoria. Tipo moedafortecadastrorendaextra, moedafortecadastrorendagarantida .. sei lá algo assim, não estão puxando esses cliques.

 

Então não são eles que estão gerando essa confusão.

 

Os outros Chats estão com a categoria moedafortecorretor. Só o primeira que tá estranho. Precisa ver isso.

 

Daí é legal ajustar e volta aqui para ver se a diferença continua tão alta. Se fosse com o formulário de cadastre-se teria uma diferença, mas não nesse nível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me