AdWords
323 Usuários online agora
323 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Soma de dados entre UTM e origem

Calouro ✭

Bom dia,

 

Nós temos postagens diárias no Facebook e Twitter e para que elas sejam identificadas no nosso tráfego do site utilizamos a utm. Na hora de parametrizar sempre colocamos a origem como redes sociais e a mídia como Facebook ou Twitter. 

 

Ao analisar os dados do ano, percebemos que a métrica de "Social" corresponde a X e analisando as campanhas utms o resultado é Y, sendo Y maior que X. Minha pergunta é: as campanhas de utm não deveriam estar inseridas nos dados que correspondem a X? Já que ambas correspondem a redes sociais. 

 

Alguém dá um help? Smiley muito feliz 

 

Obrigada! 

Especialistas responderamverified_user

Re: Soma de dados entre UTM e origem

Principal Colaborador
Oi Fernanda, como vai?

No meu entendimento sobre a parte social do GA, a resposta para a sua pergunta seria: não, as campanhas com UTM não deveriam estar inseridas ali.

A parte de social vai servir pra você identificar exatamente a porção de interações da rede social a qual você não tem controle, como por exemplo, alguém que entrou no seu site e compartilhou um link, onde esse link consequentemente não terá UTM. Com isso, todo o tráfego constado ali em Social deverá aparecer como referência.

Você pode tentar confirmar isso na sua conta indo até a "Visão Geral" dentro de Social no menu, e adicionando um "Dimensão Secundária" (botão que fica logo abaixo do gráfico) para "Origem / Mídia".

Em suma, o tráfego com UTMs você analisará nas campanhas (parte que você compartilha e você tem controle, enquanto o social, é mais voltado para um comportamento do usuário (que você não tem controle e não tem utms).

Acredito que essa página possa ajudar:
https://support.google.com/analytics/answer/1683971?hl=pt-BR

Espero que ajude.

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Soma de dados entre UTM e origem

[ Editado ]
Antigo Principal Colaborador

Olá @Fernanda M

 

Concordo com o @leandrofm, além disso, se você configurou certinho suas Redes Sociais no GA, procure usar os dados deste relatório e não os dados inseridos no Utm, afinal ele existe para isso.

 

Se ainda não tiver feito, você deve fazer isso nas Configurações de Redes Sociais na Aba Administrador:

 

smart1.png

 

Observação importante: quando você insere um ou mais prefixos (por exemplo, www.youtube.com/user/myuser), recebe as atividades sociais referentes apenas aos domínios correspondentes. Portanto, para continuar visualizando as atividades sociais do seu domínio principal, adicione-o também (por exemplo, example.com).

 

Depois de configurado, você conseguirá visualizar com maior exatidão os Relatórios de Redes Sociais, como este da tela abaixo, que mostra as conversões, sessões, conversões contribuídas, de última interação, etc.

 

print-redesociais2.png

 

Qualquer dúvida, estamos a disposição.

 

 

Abraços,

Cezar Hokamura Siriani
"Compartilhe seu conhecimento!"

Re: Soma de dados entre UTM e origem

Principal Colaborador
Concordo com o Leandro, mas preciso descordar do Cezar, você precisa sim continuar utilizando a UTM, como a própria explicação do Leandro cita, a parte social mede o trafego de links compartilhados diretamente de seu site.

Ou Seja se você fizer um post no Facebook ou no Twitter este não será um link compartilhado automáticamente você precisará utilizar UTM para verificar o trafego gerado por ele corretamente.

Vale lembrar que independente do uso da UTM na origem será computada a visita, mas de forma um pouco mais desorganizada

Re: Soma de dados entre UTM e origem

Principal Colaborador
Fernanda, tudo bem?

Na verdade não! O Y pode sim ser maior que X.

Veja, quando você utiliza UTM você esta informando uma nova origem de tráfego, por isso pode ser maior sim. Um não contém o outro.

Deu para entender? Não sei se ficou claro. rs...

Abraço.
Ricardo Gaya

Minha resposta foi útil? Se sim, clique em "Aceitar como solução". Saiba mais aqui.

Re: Soma de dados entre UTM e origem

Mestre ✭

Vou dar uma dica bem "boba", mas que funciona muito...

 

Já utilizou o encurtador goo.gl?

 

Dá p/ acompanhar a estatística de cliques do link, utilize o link com as utms, encurtado e tenha algo assim como estatística, considerando que você pode ter um link encurtado p/ cada mídia social:

 

Captura de Tela 2016-02-10 às 19.06.48.png

 

 

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes