AdWords
1.2K Usuários online agora
1.2K Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

TESTE A/B

Calouro ✭ ✭ ✭

Pessoal, dúvida aqui:

Preciso fazer teste A/B no carrinho, porém não vou poder mudar a url do meu checkout, portanto não da para usar o modo "Experiências" do GA. O meu servidor vai distribuir automaticamente metade da audiência na página checkoutA e chekcoutB. Como eu posso mensurar isso sem ter diferenciação de url? Não sei como configurar esse evento. Alguém sabe?

Especialistas responderamverified_user

Re: TESTE A/B

Principal Colaborador
Tiago, boa tarde.

Deixa eu ver se entendi. O problema não esta no Teste A/B que já esta definido e sim em como mensurar os dados, sendo que não haverá mudança de url. Certo?
Ricardo Gaya

Re: TESTE A/B

Calouro ✭ ✭ ✭

Exato, a url será /checkout nos dois casos.

Re: TESTE A/B

Principal Colaborador
Tiago,

Sinceramente, a única solução que vejo no momento, seria uma adaptação no script tornando, tanto A como B únicos. Ou ter scritps únicos em cada página.

Um outro modo seria usar log do servidor, que para mim é sempre mais confiável que tags. Principalmente para Teste A/B.

Enfim, vamos ver se aparece soluções melhores.

Se eu descobrir qualquer outra coisa eu posto aqui. Valeu?

Abraço.
Ricardo Gaya

Re: TESTE A/B

Calouro ✭ ✭ ✭
Então Ricardo, mas serão scripts diferentes sim, serão na verdade páginas distintas contendo a mesma url's, aí que está a pegada.

Eu posso inserir qualquer tracking que eu quiser nessas duas páginas. O problema é que sei apenas extrair as métricas se fossem páginas com url's diferentes.

Me falaram algo de pageview virtual, mas não entendi muito bem.

Re: TESTE A/B

Estrela em Ascensão
Realmente uma situação complicada não alterando a URL, vou dizer uma ideia que tive, mas, nada garante também, talvez de forma paliativa.

Pelo que entendi a URL será a mesma, mas, o miolo será diferente, acredito que fará isso acontecer com alguma conteúdo dinâmico correto? Por pior das hipóteses, cria outro Analytics e insere um segundo código no conteúdo dinâmico B, talvez não seja a melhor opção, mas, naquela conta de Analytics você irá ter todo o conteúdo da Página B em quanto no seu Analytics atual terá o conteúdo da Página A, mesmo sendo a mesma URL.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: TESTE A/B

[ Editado ]
Principal Colaborador

Tiago, boa noite.

Dei uma pesquisada no que você disse sobre pageview virtual e acredito que de para aplicar nessa situação sim.

Olha o que eu encontrei - https://support.google.com/analytics/answer/1116091?hl=pt-BR#identical

Aplicando essa solução você irá alterar o método no script de cada página (mesma url) e criar a url virtual para trackiar tanto o checkout (A) como o checkout (B) usando a mesma url.

Dê uma olha na documentação e veja se ajuda - https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/gajs/asyncMigrationExamples?hl=pt-BR&cs...

Deu para entender? Qualquer coisa posta ai.

Abraço.

Ricardo Gaya

Re: TESTE A/B

Funcionário do Google

Ricardo adorei a sua ideia! Realmente acho que as URLs virtuais devem funcionar. Outro ponto que pensei, que talvez se aplique ao caso do Tiago, é utilizar metas de eventos no Analytics. Dessa forma, você poderia criar uma meta para cada botão do checkoutA e do checkoutB, e acompanhar as conclusões dessas metas. Esse link fala sobre como configurar metas, e tem uma sessão que fala das metas de eventos. Espero ter ajudado!

 

Um abraço,

Cassiana

Re: TESTE A/B

[ Editado ]
Principal Colaborador

@Cassiana , boa noite.

 

Tudo bem?

 

Realmente metas de eventos seria uma solução alternativa para esse problema.

 

Obrigado por mostrar e compartilhar outra solução.

 

Abraço.

Ricardo Gaya

Re: TESTE A/B

Calouro ✭ ✭ ✭
Pessoal, muito obrigado pelas alternativas. Testarei ambas.