AdWords
1.3K Usuários online agora
1.3K Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Tempo médio na Página

[ Editado ]
Estudante ✭

Boa tarde, procurei na documentação do Analytics, mas não encontrei a forma de como o Google calcula o tempo médio na página.

Pergunto isso por que estou analisando uma conta onde a 'duração média da sessão' está em 00:00:33 e o 'tempo médio na página' está em 00:02:19.

Perece haver inconsistência nestes dados o eu não estou sabendo interpretar esta métrica.

Agradeço a ajuda.

 

Abs,

Especialistas responderamverified_user

Re: Tempo médio na Página

Principal Colaborador
Olá McAzeredo, o tempo médio da página é calculado através do tempo que todos os usuários dentro daquele período que você selecionou ficaram na página.

Enquanto o da sessão leva em consideração o tempo médio de todas páginas, se você tiver páginas com tempos muito baixo baixo, é natural que a sessão seja menor

Re: Tempo médio na Página

Principal Colaborador
Oi McAzeredo, como vai?

Exatamente com o Antonio citou, o Tempo médio na Página é uma média do tempo de todos os usuários do período que você selecionou. Como toda média, ela é influenciada positivamente ou negativamente dependendo dos resultados que você tem.

Esse artigo pode te ajudar com algumas informações de como algumas coisas são calculadas:
https://support.google.com/analytics/answer/1006253?hl=pt-BR

Espero que ajude.

Abraços,

Re: Tempo médio na Página

Estudante ✭

Ok, mas se a média de tempo nas páginas é de 2mim, e a duração média da sessão é advinda da soma de um conjunto de páginas vistas, essa média da sessão deveria ser, no mínimo, igual ou superior à média das páginas...

 

Se o tempo médio na página é de 00:02:19 e a média de páginas por sessão é de 1,24, como pode a sessão ter apenas 00:00:33???

 

Analisando página por página, apenas 1% das visualizações ficaram abaixo dos 00:00:33, porém, em contrapartida, as visualizações com maior tempo passaram dos 00:10:00.

 

A forma de cálculo da sessão está muito clara pra mim (e muito bem explicada pelo Google), mas e a forma de cálculo de tempo na página, como é feita? Sinceramente não está claro pra mim. Não vejo sentido nos dados apresentados.

 

Abs e obrigado pela disponibilidade em ajudar.

Re: Tempo médio na Página

Principal Colaborador
MCAzeredo, sinceramente, a discussão do tempo médio na página é algo que gera muita controvérsia entre os profissionais.

Tem um artigo bem legal que acompanhei uma vez (em inglês, abaixo), que faz experiências e testes sobre o tempo médio na página e o tempo médio no site. Para você ter uma idéia, até onde eu sei, o tempo médio da página não inclui no cálculo coisas como bounce ou saída do usuário, enquanto o tempo médio no site, inclui.

É sabido que essas métricas do GA não são totalmente precisas, e não podemos nos apegar 100% a elas em nossas análises, pois poderemos tomar decisões ou usar números incoerentes. O tempo médio da página utiliza o hit de pageviews para calcular o tempo, mas nunca consegue usar os dados da última página visitada pelo usuário (quando ele visita mais de uma página), pois não há um pageview após a última página. Ele também pode usar hits de diferentes tipos para calcular algumas coisas.

Bom, em minha opinião pessoal eu diria para você não se apegar TANTO a essas métricas. Deixo abaixo dois artigos (aquele que comentei e mais um), que podem ajudar:

http://cutroni.com/blog/2012/02/29/understanding-google-analytics-time-calculations/

http://www.searchenginejournal.com/tick-tock-the-limitations-of-average-time-on-page-and-average-tim...

Espero que ajude.

Abraços,

Re: Tempo médio na Página

Estrela em Ascensão
Concordo com Leandro, vamos cuidar de rejeição e conversão Rssssss
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Re: Tempo médio na Página

Estudante ✭
Ok, valeu pelas referências, vou analisar.

Re: Tempo médio na Página

Estudante ✭
Bom dia amigo, isso é um questionamento de cliente. Não posso, simplesmente, dizer para o cliente ignorar estas métricas e analisar apenas essas duas citadas por você. Seria, no mínimo, leviano da minha parte adotar tal postura. Temos que levantar as informações e tentar dirimir todas as dúvidas e objeções dos clientes, sempre que possível. Pelo menos é assim que eu penso, pois dessa forma nossos nós mesmo que evoluímos.
De qualquer forma agradeço sua participação na discussão.

Abs,

Re: Tempo médio na Página

Principal Colaborador

Olá McAzeredo como vai!

 

Isso é bem polêmico lá fora e continua.


Indo para os conceitos:

 

Tempo Médio na Pagina: Podemos ver dois valores para isso. a) O tempo médio de permanência na página de cada página e b) O tempo médio de permanência na página de todas as paginas, mostrado com um valor único no cabeçalho da coluna. Daí a importãncia de entender esse número separadamente.

 

Duração Média da Sessão: tempo médio que os usuários interagem com cada sessão do site, seja uma página, compra, vídeos ou qualquer outro tipo de interação. Uns requerem mais tempo outros bem menos.

 

Pelo que estudei, me parece que o Analytics entrega esses dados de forma independente. Para cada qual há uma forma de análise e captura de dados. Não sei se é para eles "baterem". Talvez nem seja essa a idéia. 

 

Por conta disso eu passei a interpretá-los independentes um do outro.

 

quando olhamos os dois dados separadamente, sem querer relacioná-los, vejo que são muitooo valiosos.

 

Mas chamo a atenção aqui para pegar os dados por linha e não coluna. Daí sim, eles revelam situações que de fato ajudam a aprimorar campanhas e sites.

 

Então assim: analisar o tempo de permanência em cada página por página em Comportamento e não somente o total. 

 

A duração média da sessão é interessante observar por canais, por exemplo, em Aquisição. Nos relatórios de Público Alvo tambe´m conseguimos analisar detalhadamente essa questão.

 

Agora, particularmente, achei muito valiosa a sua abordagem. 

 

Não achei material em português exatamente disso. Tem uns parelelos mas vi que lá fora eles vão pra cima mesmo disso, querendo descobrir a diferença, se é ou não é importante, coisa e tal, tem muita discussão em torno exato desses dois pontos que você levantou. 

 

Então pra te ajudar acho que  vale mais à pena avaliar separadamente esses dois dados e passar isso ao seu cliente, que podem ser dados independentes. Porém, cada qual encerra considerações fortes de aprimoramento, mesmo não "casando".

 

 

 

 

 

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me

Re: Tempo médio na Página

[ Editado ]
Principal Colaborador

MCAzeredo, interpretar métricas do analytics com o máximo de precisão exigiria o conhecimento sobre todos os elementos que compõem o Universo do Analytics, inlusive dados que não são repassados.

A matemática para dar certo nesse caso pressupõe conhecimento de muitos dados que o usuário acaba não levando em conta.

A interpretação eficiente, independe de exaidão matemática, mas entendimento dos dados mais relevantes para vc.

Dentre as métricas do adwords existe uma interessante que é bounce rate , ou taxa de rejeição, ela ocorre após um acesso com permanênia mínima em uma página de entrada e
seu site com saída logo em seguida.


O Muniz disse tudo. Analytics proporciona um entendimento da situação do site e auxilia na tomada de decisões.

A persistência é o segredo.
DBT Sites