AdWords
180 Usuários online agora
180 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

google analytics + aquisição

[ Editado ]
Calouro ✭

Pessoal, estou aprendendo a utilizar o google analytics e tenho uma dúvida: qdo olho na metrica aquisição > campanhas > todas as campanhas > origem/midia, o que significa?

Pois qdo vejo o todo o trafego de acesso do meu site, por exemplo de redes sociais, não bate com os nums exibidos em no caminho acima (campanhas > todas as campanhas > origem/midia).

 

Obrigada pela ajuda.

Especialistas responderamverified_user

Re: google analytics + aquisição

Principal Colaborador

Oi Carla, tudo bem?

 

Quando falamos de publicidade online e ações digitais, é um costume realizarmos algumas ações em diversos sites como Facebook, YouTube, Portais de notícia, sites de um determinado assunto e assim por diante.

 

Quando fazemos essas ações, costumamos chamar elas de Campanhas Publicitárias ou Campanhas Digitais. E como toda ação publicitária, você quer saber o retorno que ela te trouxe. Você quer ter o poder de MEDIR os seus resultados.

 

Dentro do GA, pra gente poder saber de qual campanha o usuário está vindo, utiliza-se dos Parâmetros de URL do GA. São alguns parâmetros que você coloca na sua URL, pra saber de onde ele está vindo e de que ação que foi.

 

Digamos que você fez um post no blog do seu site e publicou esse post no seu facebook, e você quer saber no seu GA qual foi a quantidade de pessoas que chegou no seu post do blog, através do facebook. Ai você usa essas informações e parâmetros, para compor a sua URL, que vão dar os dados que você vê lá "Origem/Midia", por exemplo

 

Origem = Facebook

Mídia = Post

Campanha = Post_10_sucessos_da_internet

 

e ai traduzindo isso na linguagem da URL toda parametrizada, ficar assim:

meusite.com.br/blog/10-sucessos-da-internet?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=post_10_sucessos_da_internet

 

Esses parâmetros UTM conversam diretamente com o GA do seu site, e assim que o usuário chegar no seu post através dessa URL parametrizada, o GA vai saber a Origem, o tipo de mídia e de qual campanha o usuário veio.

 

Dá uma olhada nessa página que pode te ajudar bastante a entender:

https://support.google.com/analytics/answer/1033863?hl=pt-BR

 

E aqui você pode construir a sua URL com esses parâmetros:

https://support.google.com/analytics/answer/1033867?hl=pt-BR

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.