1.1K Usuários online agora
Notou algum negócio fazendo spam ou quer saber sobre políticas? Faça suas perguntas aqui
Guie-me
favorite_border
Responder
Highlighted

comentários sem prévio contato geram desmoralização gratuita

Calouro ✭

Olá Caro Google *meu negócio*.
Quero sugerir e apontar para uma grave falha nos comentários que geram pontos a pessoa que pode apenas entrar e deixar comentários, sejam verdadeiros ou não.
O meu estabelecimento com mais de 3 décadas, não funciona através de internet, embora seja um suporte muito bom.
Porém, recebi um comentário desqualificativo que fere os bons princípios.
Toda pessoa que tenha uma falha, deve em primeiro lugar ser comunicada pessoalmente ou por algum canal, que o próprio Google oferece para contato -telefone, endereço, email e vários outros.
Desta maneira há conhecimento da falha e o queixante poderá ter a solução amigável.
O que ocorre que a pessoa entra e escreve um comentário ofensivo, ainda que seja verdadeiro, mas sem conhecimento da parte a se justificar ou oferecer reparos.
Com isto, causa um prejuízo moral e ético, pois condena, sem que haja oportunidade de conversa.
Paira a dúvida de onde ocorreu o erro.
O Google por sua vez não dá opção de exclusão do comentário.
Torna esta ferramenta perigosa e desmoralizadora, sem nenhuma opção anterior, como tento afirmar.
ISTO É GRAVE.
Vai contra princípios básicos e desestimula que anunciemos ou publiquemos qualquer coisa ou ainda permitamos o Google mostrar nossa empresa.

Não estou falando de casos em que haja intransigência na solução.
Vocês precisam URGENTE criar um passo a passo para que somente após o conhecimento e tentativa de solução, se poste o que bem se entende.
De novo, afirmo e gostaria muito de ouvir o motivo e pontualmente o que ocorreu, mas a pessoa ( que não parece nem ser cliente, e nem tenho como saber, se ela não se apresenta), o que caracteriza uma * DENÚNCIA VAZIA*.
Google, a confiabilidade de vocês não pode expor assim seus clientes.
Lembrem-se, nós temos um cadastro, endereço e todos os dados, enquanto que a pessoa pode ser um Hacker, agora atuando na desmoralização gratuita.
Aguardo
Atenciosamente
Gerson G Machado

Especialistas responderamverified_user

Re: comentários sem prévio contato geram desmoralização gratuita

[ Editado ]
Estudante ✭ ✭ ✭

Olá @Gerson Getulio M. Tudo bem?

 


Você pode estar denunciando o comentário caso não seja verdadeiro e então esse mesmo passará por uma verificação e se constato será removido. Outra forma de acabar com isso é entrar em contato com a parte autora e solicitar para que ela faça a alteração conforme o atendimento.


Isso é realmente ruim, quando os clientes não sabem avaliar o "todo" e se prendem somente no que tiveram de ruim.


Abraços, boa sorte! Espero ter-lhe auxiliado.

comentários sem prévio contato geram desmoralização gratuita

Estudante ✭ ✭ ✭

@Gerson Getulio M, conforme o @Giuliano Pires comentou, você já entrou na tela de comentários de seu negócio e marcou como impróprio?

 

Ao lado do botão para responder, tem uma bandeirinha para marcar como impróprio, veja lá.

 

Natascha

comentários sem prévio contato geram desmoralização gratuita

Calouro ✭

Caro Gerson ... Compartilhamos o mesmo tipo de problema ... somos um sítio familiar voltado para o aluguel do espaço físico para eventos. Como todo negócio que se preze, temos as nossas regras, que estão bem explícidas nos nossos anúncios e contratos. O sítio tenta na medida do possível estar sempre limpo na entrega do sítio ao locatário e seus convidados, grama cortada, piscina limpa, geladeiras, freezers, fogão industrial com pouco uso, banheiros entregues super limpos etc, etc, etc. Existem reclamações ... sim... mas 99% são reclamações quanto ao consumo de bebidas e comidas dentro do perímetro da piscina ou em cima dos jogos ou entrar com bebidas em garrafas de vidro no sítio. Tudo isto está especificado nos anúncios de Internet e o responsável pelo evento assina um contrato em que, inclusive se compromete a avisar aos seus convidados. isto acontece também com alguns buffets que sugerem ao cliente (para baratear o evento) que se usem garrafas tipo Litrões  que depois na entrada eles dizem que não foram avisados e tentam forçar a barra achando que não seremos capazes de acabar com um evento em cima da hora, prometem que as garrafas não irão sair do salão e serão servidas em jarras etc. Tudo que proibição que está no contrato visa dificultar que os acidentes aconteçam principalmente pois temos grama (que não pode ter nenhum estilhaço de vidro) e pés descalços de crianças (combinação explosiva para segurança delas). Agora imaginem uma garrafa quebrada dentro de uma piscina de 64.000 lt. Agora vejam o que foi postado como avaliação negativa no Google :

 

na última semana-
Ruim o pior lugar do mundo

... isto sem direito a resposta pois a pessoa aparentemente um FAKE, teve o intuito só de difamar sem postar o motivo da reclamação. Temos no Face do Sítio as fotos dos eventos postados por data dos eventos que permitem serem postados (não cobramos nada por este serviço, é uma troca, fornecemos uma recordação e para nós serve como uma propaganda do sítio) e os contratantes tem a liberdade de a qualquer hora solicitar a não exibição pública das fotos. Temos varios eventos publicados será que é mesmo o pior lugar do mundo ??? Claro que não ... o intuito foi só tentar desmoralizar.  Desculpem, foi mais um desabafo e já relatei o ocorrido no suporte da GOOGLE. Agora é esperar por uma resposta deles sobre o pedido de retirada da reclamação sem a explicação do motivo. Alias eu na minha modesta opinião deveria ser proibida a postagem de opiniões sem expor o motivo poderia até ser anônima mas dar a oportunidade de se defender. Exemplo : se eu postasse algo assim sobre o GOOGLE "Ruim o pior navegador do mundo”  sem dizer o Por quê.

Atenciosamente

David Souza

Re: comentários sem prévio contato geram desmoralização gratuita

Principal Colaborador

Olá,

 

Conforme o @Giuliano Pires disse, a solução oferecida pelo Google é você tentar contato com a pessoa dentro da própria plataforma do Google meu Negócio. A internet como um todo está cada dia mais social e os problemas públicos ou particulares estão cada vez mais expostos, por isso é muito importante o bom uso desse tipo de plataforma. É imprescindível que o dono do negócio fique atento aos comentários do seus clientes e consiga respondê-los no menor tempo e responda da melhor forma possível. O cliente não tem sempre a razão, você explicando de uma forma sensata suas motivações e/ou pedindo desculpas por um ocorrido e uma reconsideração de visita pode mudar a opinião do cliente e fazê-lo melhorar a avaliação.

 

Atendo um Shopping e muitas vezes dá problemas com lojas, entre outros e as pessoas avaliam o shopping como um todo por algo que acontece na loja e nesses momentos é muito importante o jogo de cintura.

 

Espero ter ajudado.

Abraços.

 

PS: Não somos do Google, somos um fórum de discussão onde cada um contribui com a sua opinião ou expertise em determinada área.

Re: comentários sem prévio contato geram desmoralização gratuita

Aprendiz ✭ ✭ ✭

Olá, todos!!!

 

Sou voluntário em um Instituto Cultural que administra três museus. O gerenciamento do Google Meu Negócio é feito por mim. 

 

 

Também não somos uma atividade voltada para internet, somos aparelhos culturais, mas utilizamos de todas as formas - e a internet é uma ferramenta poderosa nesse quesito - para divulgar para outras regiões os nosso museus. A equipe fica muito feliz quando um visitante diz, "descobri esse museu no Google...". Mesmo que apenas um único visitante tivesse descoberto nosso museu pela rede, já seria um visitante a mais.  Pois entendemos que o "um" é multiplicador.

 

Temos como Guia:

Respondemos tudo, comentários e/ou avaliações.

 

- Se são comentários verdadeiros, com feedback negativo sobre algo que aconteceu de fato, a equipe administrativa de cada unidade leva muito a sério a informação e providências são efetuadas para não acontecer mais. Pedimos desculpas e oferecemos um canal de contato (sem custo para o usuário) para que um membro da equipe converse com ele. Se o usuário retorna ao pedido de contato feito pela instituição, em geral o mesmo modifica sua classificação.

 

- Se são comentários negativos por falta de entendimento do usuário com alguma das regras de visitação do local - somos museus - seguimos o procedimento anterior, mas acrescentamos em nossa resposta que lamentamos o inconveniente e em geral explicamos resumidamente o que o usuário entendeu como desconforto é uma regra, feito daquela forma, para garantir acima de tudo a segurança do próprio usuário.

 

- Se são comentários falsos. Por termos domínio completo das atividades nos Museus, somos sempre cientificados se de fato um  evento reclamado num comentário de fato aconteceu. E  há comentários falsos que são identificados logo que lemos.

 

Ainda assim respondemos como se fosse um comentário legítimo. E no próprio comentário fazemos insistência, colocando datas na resposta, que aguardamos contato do usuário "reclamante". Isso mostra pra quem lê que as entidades estão tentando contato com o usuário, mostra nosso comprometimento em "resolução" e altera a percepção de quem lê.

 

E não tem jeito, tudo vai nos comentários. Como indicado pelo companheiro @Yuri Podolsky , o usuário trata o geral de uma situação específica como um todo.  Por certo tempo notamos que muitas das reclamações de usuários nos comentários era com relação a segurança. Por sermos Museus, tocar nas peças é proibido. Por conta desse feedback, hoje as peças tem proteção de vidro (blindex para não ter acidentes). Ninguém toca, ninguém reclama.  Um de nossos museus tem como temática a religiosidade, recebemos comentários de usuários de outras agremiações agredindo a instituição, que não é religiosa, somente expõe peças de valor cultural. Mas não podemos fazer com que os usuários - muitos que ás vezes nem visitaram o museu -  entendam isso, mas ainda assim respondemos pacientemente todos. Com informações sobre a missão do museu etc.

 

Até hoje só solicitamos a remoção de dois comentários, pois continham "palavrões".  Ainda assim deixamos contato para os usuários autores.

 

O que não fazemos.

Deixar qualquer manifestação de usuário nos comentários sem resposta.

Não discute-se com usuário nos comentários, jamais!

Nunca dizemos que o usuário não tem razão (mesmo que ele não tenha).

 

Duas das servidoras responsáveis por responder comentários, o Google nem é de longe nossa maior fonte destes dados e sim o TripAdvsor, que também aplica as mesmas políticas do Google de só remover comentários que ferem as políticas deles, receberam treinamento no Senac, que custou 150,00 reais por três horas de aula sobre como lidar com essa ferramenta na internet que ás vezes é muito ingrata, mas pode ser também valiosa.

 

Abraços

GIL

 

 

 

Especialistas opinando neste tópico
Yuri Podolsky