Meu Negócio
178 Usuários online agora
178 Usuários online agora
Notou algum negócio fazendo spam ou quer saber um pouco mais sobre as políticas do Google Meu Negócio? Faça suas perguntas aqui
Guie-me
star_border
Responder

Pessoas que não são Clientes avaliam as empresas no Google

Calouro ✭ ✭

Tenho uma Clínica Veterinária e nos últimos tempos têm sido várias as avaliações sem quaisquer comentários feitas à minha empresa por usuários do Google que não são Clientes. Na maioria das vezes essas avaliações são inferiores às dos verdadeiros Clientes (essas sim por norma com comentários, e felizmente atribuindo quase sempre o valor 5), o que tem resultado numa diminuição da classificação média.

 

Respondemos sempre às avaliações que nos são feitas, e nestes casos referimos que não temos nenhum Cliente com o nome que o usuário refere. Por vezes esses nomes não são inclusivamente o verdadeiro nome da pessoa, como "Boss RV" por exemplo, e com fotos de perfil falsas.

 

Como é possível a Google consentir esta prática não dando defesa nenhuma possível aos proprietários dos estabelecimentos, que vêm os mesmos ser desqualificados por avaliações sem qualquer credibilidade?

Existe algum procedimento para solucionar este problema? Coloquei esta questão há algum tempo ao suporte da Google, que me indicou para sinalizar o comentário como impróprio (na bandeirinha que aparece ao lado de cada comentário); assim fiz, mas não aconteceu alteração alguma. Já me ocorreu eliminar a nossa página do Google My Business, mas tenho alguma pena de o fazer pois eliminaria muitos testemunhos de verdadeiros Clientes. Contudo, a permanecer esta situação, e não havendo aparentemente da parte da Google nenhuma forma efectiva da denunciar quando acontece, será talvez a resolução a tomar.

Especialistas responderamverified_user

Pessoas que não são Clientes avaliam as empresas no Google

[ Editado ]
Principal Colaborador

Olá @Pedro Luís R

 

Como vai ?  Essa situação é realmente indesejável. Concordo plenamente com você.

 

Tenho certeza também, de que o Google não deseja criar esse tipo de situação para os usuários das suas ferramentas, muito pelo contrário.

 

Se você observar bem, verá o esforço de fornecer soluções de qualidade e de fácil acesso aos empreendedores e assim como você está sendo vítima de usuários inescrupulosos, também o Google de certa maneira também está sendo atingido, pois essa ação acarreta prejuízos a esse trabalho que foi desenvolvido para ajudar ao empreendedor a obter visibilidade, com muitos recursos agregados, e a conseguir mais clientes.

 

Pela experiência que eu tenho com a ferramenta Google Meu Negócio, o resultado obtido com o uso da mesma é muito significativo e faz diferença ... faz muita diferença.

 

Por outro lado, olhando pelo lado do Google ... não tem como o Google saber que determinado comentário é fake ... e sabemos que ninguém deseja ser mal avaliado e por isso, quando a avaliação ruim acontece a pessoa tenta se livrar desse comentário negativo ... não estou dizendo que esse é o seu caso, estou apresentando a lógica e a razão de ser dos comentários e reforçando que o Google não tem como saber  esses detalhes.

 

Tenho certeza de que o Google estará sempre buscando melhorar sua ferramenta e provavelmente tentará desenvolver meios de evitar esse tipo de situação.

 

De qualquer forma, posso garantir que seu comentário ajudou muito e como seui relato não é único com relação a essa situação, irei usá-lo, junto com outros semelhantes para avaliação.

 

Obrigado.

 

Att

 

Deyson Thomé - Principal Colaborador
Minha resposta foi útil ? Se sim, marque a opção abaixo " ACEITAR COMO SOLUÇÃO " .

Pessoas que não são Clientes avaliam as empresas no Google

Calouro ✭ ✭

Olá @Deyson T

 

Muito obrigado pela sua resposta e pelo tempo que dedicou à minha questão.

 

Concordo plenamente com o facto do Google fornecer soluções de qualidade e de fácil acesso aos empreendedores. E por esse motivo, todos nós em geral, adoramos o Google.

 

Mas no que toca a esta questão que eu aqui coloquei, a plataforma Google My Business deixa muito a desejar e está a ser prejudicial aos empreendedores, que veem os seus negócios que com muito esforço desenvolveram ao longo dos anos serem indevidamente e injustamente avaliados por pessoas que nem os conhecem e que andam, digamos, a brincar na internet.

 

Tenho algumas sugestões para a dificuldade que refere que o Google sente ao não ter como avaliar se um comentário é "fake" ou não:

 

- Usuários com nomes fictícios (como "Boss AC", no caso da minha página), não deveriam poder fazer avaliações (ou no mínimo deveriam ser elegíveis para denúncia por parte do Proprietário da página, por falta de credibilidade, e consequente eliminação do comentário pelo Google);

 

- Usuários com fotos de perfil evidentemente falsas (como a foto do "Darth Vader", mais uma vez remetendo ao caso da minha página), também não deveriam poder fazer avaliações (ou no mínimo deveriam ser elegíveis para denúncia por parte do Proprietário da página, por falta de credibilidade, e consequente eliminação do comentário pelo Google);

 

- Situações em que Usuários que não respondem a uma resposta do Proprietário em que este diz "Não é nosso Cliente; diga-nos que situação motivou a sua classificação negativa do nosso serviço" deveriam dar o direito ao Proprietário da página de reclamar a classificação junto do Google de modo a este remover a mesma. Só perante a resposta do usuário a esta questão, comprovando realmente que usufruiu do serviço (com a digitalização da factura, por exemplo) é que a avaliação deveria ser dada como válida.

 

E tudo isto é perfeitamente possível de implementar.

 

Concorda?

 

Obrigado.

Pessoas que não são Clientes avaliam as empresas no Google

Principal Colaborador

Olá @Pedro Luís R

 

Gostei da sua opinião e da sua sugestão. Colocarei sua postagem para a gerente da nossa comunidade e caso tenha uma resposta sobre isso lhe informarei por aqui, ok ?

 

Muito obrigado por sua colaboração.

 

Att

 

Deyson Thomé - Principal Colaborador
Minha resposta foi útil ? Se sim, marque a opção abaixo " ACEITAR COMO SOLUÇÃO " .

Pessoas que não são Clientes avaliam as empresas no Google

Calouro ✭

comigo também aconteceu. Conserto máquinas de lavar roupas e fiquei meses sem receber nenhum comentário. De repente 2 pessoas fazem uma avaliação 1 estrela, no mesmo dia. Falando mal da minha empresa e valorizando o concorrente que só tem avaliações 5 estrelas, mas não no G+, e sim no Face. Detalhe importante: Não estive na casa dessas pessoas. O que mais me chamou a atenção foi que no período que recebi essas 2 avaliações, o movimento de ligações e serviços estava fraquíssimo. No mínimo curioso.

Já sinalizei na bandeirinha como spam e também, nada aconteceu. Mas tenho confiança total no Google. O fato de minha empresa aparecer na pesquisa, me ajuda demais. O Google funciona demais quando entramos em contato e o retorno é quase imediato. Com minha empresa só aconteceu isso de negativo, as demais avaliações são reais.

Abs Google.....

Pessoas que não são Clientes avaliam as empresas no Google

Calouro ✭ ✭

Ja consegui remover uma unica vez um comentario do google Maps, mas o comentario era ofensivo. Tambem enfrento problemas de avaliaçoes de Nao Clientes bem como tenho enfretado muitos problemas de postagem de fotos como sendo do Sitio Estancia. Esta ficando muito complicado.