Analytics
934 Usuários online agora
934 Usuários online agora
Espaço para questões e aprendizados sobre visitas, tráfego de referência e etc.
Guie-me
star_border
Responder

As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

Calouro ✭ ✭
Tenho duas ferramentas para avaliar o fluxo de pessoas em meu site.
 
Ferramenta número 1 - As estatísticas do Blogger
Ferramenta número 2 - Google Analytics
 
Após uma extensa pesquisa coletei opiniões dizendo que as estatísticas do Blogger são bem pouco confiáveis, sendo melhor voltar minhas atenções ao google Analytics. Contudo pela minha experiência as estatísticas do blogger tem sido mais realistas do que as do Google Analytics.
 
Como no exemplo:
 
Em um dia tive 430 page views pelas estatísticas do Blogger 
No mesmo dia o Analytics me apresentava 24 usuários gerando 38 page views
 
As estatísticas do blogger sempre respondem quando efetuo um novo anúncio com foco em direcionar pessoas ao blog, já o google Analytics...
 
Visto isso, tenho em mãos a ferramenta número 1 que ao meu ver parece mais confiável, mas que de acordo com as opinião geral não o é. E a ferramenta número 2, que de acordo com a opinião geral é mais confiável, contudo para mim não parece.
 
Ambas as ferramentas, por mais que desenvolvidas por equipes diferentes pertencem ao mesmo grupo, certo? Carregam consigo a responsabilidade do nome Google, fico me perguntando o porquê de tamanha divergência.
 
E por fim, a ferramenta número 2, Google Analytics é atrelada ao Google Adsense e compartilham informações para me gerar algum tipo de renda mediante a exibição de anúncio. Porém a ferramenta número 1 que não compartilha informações com o Adsense está me dando 1000 page views por dia, em contra partida o Google Analytics/Adsense me desanima com reles 80 page views por dia.
 
Possuo uma comunidade que conta atualmente com mais de 15.300 inscritos e que se interessam diretamente pelo tema de meu blog. Visto meus esforços em propaganda pagas e melhora contínua do conteúdo oferecido, receber números tão desanimadores do Analytics se torna estatisticamente impossível. Pois tenho um público bem engajado.
 
Em síntese:
 
O que devo fazer?
Em qual ferramenta devo acreditar?
Como fazer que o Google Analytics observe o mesmo que as estatísticas do blogger?
Não será a hora de solucionar um problema, que pelo que pude verificar vem incomodando muitos blogueiros há muito tempo?
 
 
Aguardo responda; Grande abraço.
Especialistas responderamverified_user

Re: As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

Principal Colaborador

Oi João, como vai?

João Fernando e escreveu:
Ambas as ferramentas, por mais que desenvolvidas por equipes diferentes pertencem ao mesmo grupo, certo? Carregam consigo a responsabilidade do nome Google, fico me perguntando o porquê de tamanha divergência.

As duas ferramentas apesar de terem a finalidade analítica e pertencerem a mesma empresa, possuem propriedades bem diferentes. Os dados mostrados pelo blogger são dados muito, muito mais simples e crus se comparado do Analytics, e acho que é isso que está causando a grande diferença pra você.

 

O Analytics é uma ferramenta bem sofisticada e que possui muita automação de dados e filtros por parte do Google. Isso significa que no Analytics boa parte das visitas feitas por Web Crawlers pro exemplo são filtradas pra você, enquanto isso não acontec eno blogger. 

 

A forma como as visualizações de páginas são contadas também possuem impacto. No blogger um refresh/f5 na página será contado como uma nova visualização, e no Analytics nem sempre será o caso.

 

A grande diferença está em como o Analytics entende o que é uma visita, um usuário por exemplo. Seria interessante dar uma olhada no artigo abaixo que ilustra como uma Sessão (uma das principais métricas do GA) é definida para ser ter uma idéia da complexidade em comparação com o blogger:

https://support.google.com/analytics/answer/2731565?hl=pt-BR

 

Note que o Google Analytics apesar de grátis possui os mesmos conceitos e fundamentos de ferramentas analíticas profissionais do mercado. Todas elas operam de forma similar, e por isso a divergência de dados. Nelas, você não vai olhar para os dados em um padrão 1 para 1, por exemplo como "Um usuário, uma visualização de página", pois o universo é muito mais complexo, e por isso existe uma carreira dedicada ao Business Intelligence.

 


João Fernando e escreveu:
 
Visto isso, tenho em mãos a ferramenta número 1 que ao meu ver parece mais confiável, mas que de acordo com as opinião geral não o é. E a ferramenta número 2, que de acordo com a opinião geral é mais confiável, contudo para mim não parece.

O Blogger é como os dados de visitas fornecidos pelo seu serviço de hospedagem. São dados com cálculos simples, muitas vezes sem tratamento e que seriam facilmente fraudados por pessoas que usam o Adsense por exemplo, por isso não pode ser levado como base quando comparado com o GA.

 

O ideal seria você comprar o Blogger com o relatorio do seu serviço de hospedagem, e o Analytics com alguma outra ferramenta com funcionamento similar. Nesse cenário tenho certeza que os números seriam similares pra você.

 


João Fernando e escreveu:
 
 
 
O que devo fazer?
Em qual ferramenta devo acreditar?
 
 

Se você deseja realmente entrar no mundo do Analytics e e se adequar a ele, com certeza deve estudar e basear suas métricas e configurações em cima do Analytics, e não do Blogger. 

João Fernando e escreveu:
 
Como fazer que o Google Analytics observe o mesmo que as estatísticas do blogger?
 

Isso dificilmente irá acontecer e nem é a intenção do Google, exatamente por serem ferramentas com objetivos e mensurações diferentes. Não espere por isso e nem tente fazer isso acontecer, pois certamente será uma distorção dos dados.

 


João Fernando e escreveu:
 
Não será a hora de solucionar um problema, que pelo que pude verificar vem incomodando muitos blogueiros há muito tempo?
 

É um tópico delicado este, pois como vimos acima, o Analytics segue as linhas de análise de outras ferramentas profissionais e com modelos já estabelecidos no mercado. A maior parte dos blogueiros analisa na proporção que o blogger mostra, algo como 1 para 1, onde um usuário gera uma visualização para determinada página, quando um único usuário pode gerar várias visualizações de várias páginas diferentes.

 

Blogueiros normalmente analisam seus números com base em volumes, e acho que é isso que causa frustração quando tentam o GA, pois o volume "some". Se os números acontecem de fato, o volume não some, é apenas analisado de outra forma. Como o Analytics é uma ferramenta comportamental, e não só estatística, é natural que haja essa grande diferença.

 

Fica ai a minha contribuição. Espero que ajude.

_

Re: As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Caro Leandro,

Inicialmente devo agradecê-lo e parabenizá-lo por tal resposta, completa e direta como dificilmente se vê hoje em dia. Pelo que pude entender a forma de observar o GA que deve ser modificada, deixar de observar de forma quantitativa e passar a observar de forma qualitativa. Será isso?

Contudo devo utilizar um pouco mais de seu tempo e de sua boa vontade para levantar um último tópico, uma visão diferente da coisa, digamos assim.

Mesmo sendo fato inconteste de que o GA é uma ferramenta robusta e profissional em comparação aos dados estatísticos do Blogger, visualize o cenário abaixo comigo, por favor.

- O post X foi ao ar em 05/01/2015 e recebera até então 200 visualizações.
- O mesmo post X foi revisado, ganhou nova aparência e fora divulgado através de anúncio pago (que sabemos que são mais eficazes) na maior rede social da atualidade em 02/06/2016 e recebera mais 300 visualizações (Visto os dados do Blogger). Antes desse anúncio o Post X estava parado, esquecido pela comunidade.
- O GA me retornou que o post X teve 8 visualizações em 02/06/2015

Questão:

- Será que após a divulgação do post X em 02/06/2015, 292 page views foram causados por atualizações de página, Web crawler e todos os demais tipos de acessos de baixa qualidade filtrados pelo GA? Veja, não tenho acessos russos em meu site, fato comprovado tanto pelo GA quanto pela ferramenta do Blogger. O que já é um bom sinal né?


- Continuando:

* Perceba que recebi respostas estatísticas a respeito de meu anúncio feito na rede social em questão. Pude perceber quais foram as reações dos usuários que se interessaram pelo Post X após sua reformulação, que por mais que não sejam tão otimistas quanto as estatísticas fornecidas pelo Blogger, estão longe dos dados pessimistas fornecidos pelo GA.

* Perceba também que não estou discutindo a qualidade do acesso, taxa de rejeição, etc. O tipo de acesso que estou buscando com os anúncios gera alta taxa de rejeição no GA,tenho consciência disso. Sei que dificilmente o usuário que acessou o post X através do anúncio, buscará acessar outras páginas do site. Visto que o público brasileiro em sua grande maioria não tem o hábito da leitura, o tempo de permanência das pessoas no post X também será baixo, pois desistem ao se deparar com um texto grande. Contudo com um pouco de esforço consigo tirar proveito mesmo deste acesso de baixa qualidade.

Por fim, no caso do Post X e de acordo com o GA eu tenho 292 page views totalmente inúteis (Lixo Eletrônico), que não serviram sequer como um acesso de baixa qualidade com foco único em expor rapidamente minha marca.

Então, mesmo correndo o risco de me tornar repetitivo e cansativo, entrego os mesmos dados para uma análise final.

- Tenho uma comunidade com mais de 15.300 pessoas que mantém interesse no tema que abordo em meu site.

- Anuncio o meu conteúdo para essa comunidade e para os amigos das pessoas inscritas nessa comunidade, através daquela que é a maior rede social do mundo (Ok, sabemos que nesse ano eles podem perder a coroa. Torço pelo Youtube. Rsrsr)

- Estudo, estudo bastante para aplicar o máximo de técnicas que visam atrair o público em que tenho interesse. Recebo retorno (vendas) graças a esse esforço (ainda é só o começo).

Leandro, se de fato eu me convencer de que o GA está sendo o mais preciso possível ao "jogar fora" 292 dos 300 pages views como no exemplo que citei, talvez seja melhor parar mim investir esforços e dinheiro fora da internet. OK, sei que esse não é um problema seu e não quero aqui que você me responda nada pertinente a isso. Contudo, por mais que eu ainda seja um novato em GA (devo estudar melhor a ferramenta como você indicou), não sou tão inexperiente na geração de fluxo de pessoas e vendas pela internet.

Sei que falamos em números irrisórios comparados a sites de grande porte e famosos que são analisados pelo GA, tenho consciência de meu tamanho, mas mesmo assim, será que devo mesmo considerar lixo os 292 page views do Post X?

Um forte abraço.

Re: As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

Principal Colaborador

@João Fernando e, tudo bem?

 

Acredito que resposta do @leandrofm tenha sido mais que completa, por tanto minha intenção aqui é apenas dar uma outra visão sobre essa discussão. Que por sinal achei muito interessante. 

 

No geral a maioria das pessoas acabam confundindo page views com visitas/sessões o que é um erro, mas pelo o que eu li nos posts não é esse o caso aqui. (Só por desencargo de consciência e ver se não há essa confusão sua sobre page views e sessões rs...)

 

Além de todas as diferenças citas pelo @leandrofm, que foram muito bem colocadas, o Google Analytics trabalha com uma forma de mensuração via javascript o que torna possível a mensuração de eventos e etc. Isso apesar de ser ótimo, pois se trata de uma ferramenta de web analytics orientada a eventos tem suas particularidades na forma de mensurar os dados, diferente de outras ferramentas e plataformas do mercado. Particularidades essas como algumas limitações técnicas como carregamento do snippet, javascript desabilitado em navegadores, plugins que bloqueiam ferramentas de web analytics e outros.

 

O mesmo "problema" acontece com ferramentas de web analytics pagas como Abode Analytics (Sitecatalyst ou Adobe Omniture ou como chamarem rs...), Web Trends e outras. Para sanar esse problema existem outras formas de mensuração e outras ferramentas orientadas a log em servidores e não eventos via javascript, que também tem suas particularidades assim como tudo na vida tem ônus e bônus. Não vou me estender nesse assunto para não fugir do tópico.

 

Por que fiz esse resumo sobre como as ferramentas trabalham? Pois mesmo se o Blogger usasse a mesma forma de mensuração que é usado no Google Analytics os números nunca iriam "bater na virgula". Sabemos que se você adicionar duas UA do Google Analytics para mensurar o mesmo post, dará números diferentes. Por que? 

 

 

Porque existem diversas variáveis envolvidas, variáveis essas como tempo de carregamento, request, response e outras. É uma característica dessa forma de mensuração. São anomalias teoricamente raras, mas quando trabalhamos com volume de dados maiores que no caso são as page views elas acontecem. Principalmente quando comparado dados de ferramentas diferentes com formas de mensuração diferentes.

 

Bom, agora que sabemos disso, como podemos comparar métricas em ferramentas diferentes? A resposta é simples, não podemos! Mesmo que fosse ótimo fazer essas comparações, essas comparações não tem base técnica infelizmente. 

 

Sendo assim, querer encontrar o motivo das métricas de page views do Blogger e Google Analytics ser diferentes é como querer encontrar a causa de uma correlação espúria

 

Por que usar os dados do Google Analytics e não do Blogger? Acho que o Leandro respondeu bem essa pergunta, mas é pelo simples fato de o Google Analytics ser uma ferramenta de web analytics profissional e até melhor que outras pagas do mercado e falo isso pois trabalho com outras ferramentas pagas como Adobe e Web Trends e até mesmo o Google Analytics Premium (versão paga do GA) e posso afirmar que o Google Analytics versão free é igual/melhor que praticamente todas, salva algumas exceções como amostragem de dados (volume de dados agregados), mas ai entraria outra discussão com base em server call e seus valores. Smiley feliz 

 

Em resumo o Google Analytics é uma ferramenta testada e homologada pela empresa para fazer o trabalho de web analytics e testada por profissionais da área, já o "analytics" do Blogger não. Certo? 

 

 

Se você esta desconfiado dos dados do GA, faça testes como monitorar os envios do hits para validar com os relatórios do GA. Acredite eles estarão certos! Claro, desde que sua implementação também esteja correta.  Já tive esse problema com o GA anos atrás quando procurei encontrar as diferenças entre dados de ferramentas diferentes. rs...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ricardo Gaya

Re: As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

Principal Colaborador

João Fernando e escreveu:
 
 
Em um dia tive 430 page views pelas estatísticas do Blogger 
No mesmo dia o Analytics me apresentava 24 usuários gerando 38 page views
 

Jamais que a diferença entre 2 sistemas de estatísticas de produtos Google dariam 430 e 38 de pageview  - nada razoável explicaria isto... tipo diferença de 1000%? 

 

Eu esperaria algo em torno de 430 vs 380 entre os sistemas, que já é algo muito elevado, mas 38?

 

Obviamente está ocorrendo coleta de dados de forma incorreta aqui.

 

 


João Fernando e escreveu:
 
 
Possuo uma comunidade que conta atualmente com mais de 15.300 inscritos e que se interessam diretamente pelo tema de meu blog

15.300 inscritos, gerando 38 pageviews por dia em um site relacionado?

 

Desde quando você tem este blog? tem muitos posts?

 

Me palpite é que seu Analytics está instalado corretamente ou configurado incorretamente com algum filtro.

 

Verifique a instalação do Analytics - como você a fez? Poderia descrever o procedimento?

 

 

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Ricardo e Gravity, obrigado pelas respostas.

Ricardo, estou completamente convencido de que o GA é uma ferramenta mais completa para analises na web, contudo a discrepância dos números ainda é algo que me incomoda. Afinal, não é porque eu sou o melhor ou um dos melhores em algo, que estou isento de cometer alguns erros. Mas sim, sua resposta veio para agregar valores a essa discussão.

Gravity, você entendeu o espírito da coisa, independente da tecnologia utilizada os números realmente estão bem estranhos. Você me pediu para descrever como fiz para configurar o GA em meu site, então vamos lá, fiz algo bem simples:

* Inseri minha ID de propriedade da web do Google Analytics no campo direcionado a isso dentro das configurações do blogger, mais precisamente em CONFIGURAÇÕES/OUTROS

* Inseri o script fornecido pelo próprio GA no cabeçalho de meu HTML, precisamente dentro da tag <head></head>, sem fazer quaisquer alterações no código.

Não fiz absolutamente mais nada, não tenho experiência o suficiente para criar filtros ou fazer quaisquer tipos de configurações. Após ter inserido a ID e o script no cabeçalho de meu HTML, acessei meu site e depois fui ao GA e em TEMPO REAL/VISÃO GERAL já constava o meu acesso. Feito isso fiquei aguardando a geração dos números através dessa ferramenta.

Simples assim, não fiz nada a mais.

Grande abraço a todos!

Re: As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

[ Editado ]
Principal Colaborador

João Fernando e escreveu:


* Inseri minha ID de propriedade da web do Google Analytics no campo direcionado a isso dentro das configurações do blogger, mais precisamente em CONFIGURAÇÕES/OUTROS

* Inseri o script fornecido pelo próprio GA no cabeçalho de meu HTML, precisamente dentro da tag <head></head>, sem fazer quaisquer alterações no código.

Ah.. aqui tem um pequeno erro, você fez 2 procedimentos repetidos para instalar o Analytics, bastava inserir o ID de propriedade em configurações.

 

Recomendo agora remover o script que instalou entre <head></head> - (eu sei que desfazer o outro procedimento seria mais simples, mas ele é a maneira mais segura de instalar).

 

O código duplicado ainda pode não explicar o problema, pois normalmente ele duplica os pageviews - mas é um primeiro passo para descobrirmos o que está errado.

 

Depois que fizer o procedimento tem que esperar o dia seguinte para fazer a coleta de dados e mais um dia para ter dados de um dia inteiro - por exemplo se você corrigir o código na Segunda-Feira, os dados de Terça-feira serão confiáveis para uma comparação e você deve esperar Quarta-feira para comparar os dados da terça-feira.

 

 

 

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

Calouro ✭ ✭
Oi Gravity,

Código retirado do cabeçalho do HTML como orientado. Erro corrigido e estatísticas ainda menores conforme previsto. Agora de acordo com o GA eu tenho um site abandonado, por onde os grilos cricrilam a vontade, sem o incomodo de nenhum ser humano.

Bem, estou achando que o negócio é buscar um serviço alternativo ao GA, pois continuo recebendo acessos e vendendo através de meu site, mas de acordo com o GA meu site tem sido um fiasco, kkkk. Alguma sugestão de um bom fornecedor de relatórios estatísticos.

Re: As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

Principal Colaborador

@João Fernando e,

 

Tudo bem?

 

Você consegue validar se o GA esta sendo disparado em todas as páginas do seu site? Para testar em algumas páginas você pode usar algumas extensões como Tag Assistant e Google Analytics Debbuger. 

 

Instale o Tag assistant para ver o se Google Analytics esta sendo disparado nas páginas do seu site. Pode ser que esse seja o problema. Smiley feliz

Ricardo Gaya

Re: As estatísticas apresentadas pelo Analytics não estão condizendo com a realidade de meu site.

Calouro ✭ ✭
Tudo bem sim Ricardo, e você?

Vou testar suas dicas e postar os resultados aqui.