Analytics
337 Usuários online agora
337 Usuários online agora
Espaço para questões e aprendizados sobre visitas, tráfego de referência e etc.
Guie-me
star_border
Responder

Como acompanhar quais termos de busca são mais eficientes

Calouro ✭ ✭

Bom dia,

Nossa empresa sempre contou muito com o tráfego orgânico do Google, temos boa parte de nosso faturamento relacionado à este. Recentemente percebemos uma queda no número de formulários de contato que são preenchidos em nosso site com base na origem orgânica do Google (realizamos acompanhamento via cabeçalho REFERRER) porém o Search Console demonstra que inclusive, na média, melhoramos nosso ranqueamento para boa parte dos termos de busca analisados pelo Google.

É daí que vem minha pergunta: por algum motivo o Google subiu nosso ranqueamento em palavras como "criação de sites" que tem um alto volume de buscas mas pouca conversão porém reduziu nosso ranqueamento em termos como "empresa que faz site" (onde sempre tínhamos uma ótima posição nacional, no máximo terceira posição orgânica).

Minha dúvida é a seguinte: é possível de alguma forma, talvez com integração com o Analytics, instalar algum código de conversão em nosso formulário de contato (após ter sido preenchido e enviado, logicamente) que nos permita mais adiante saber quais palavras no Search Console tiveram maior conversão? 

Já utilizo um código de conversão do Google Analytics e outro do AdWords (que raramente utilizamos pois temos um excelente tráfego orgânico) então fiquei com essa dúvida da possibilidade de proprietários de sites saberem ao certo quais palavras/termos de busca tiveram maior conversão.

De nada adianta sabermos que subimos em N palavras porém estas palavras podem ter um desempenho ruim em termos de conversão. Por exemplo, a palavra "criação de site", que é ideologicamente e por falta de estudo em SEO ruim, tem um péssimo desempenho quando se aparece na lista de resultados do Google pois quem busca por "criação de site" muitas vezes é um programador ou futuro programador tentando aprender sobre o tema, pessoas buscando layouts/design de site para copiar... Raramente se trata de um potencial cliente propriamente dito.

Portanto, questiono se há alguma ferramenta que possibilite o acompanhamento de conversões para termos de busca do Search Console já que temos percebido uma sensível redução no número de conversões dentro de nosso site nos últimos 8 dias ao passo que temos percebido um melhor ranqueamento geral que o próprio Search Console apresenta.

A título de explicação prática, em nosso relatório do Search Console obtemos informações do tipo: termo de busca AAA gerou 200 cliques neste mês, termo de busca BBB gerou 180 cliques neste mês... termo de busca ZZZ gerou 10 cliques neste mês.

O que ocorre é o seguinte: tenho serias suspeitas que esses termos de busca que geram muitos cliques (como AAA ou BBB) não geram conversões, porém os termos de busca com um menor volume (como ZZZ) são mais eficientes em termos de conversões. Entendeu?

O Google AdWords me permite exatamente saber quais termos de busca geram conversões. O Search Console não sei se fornece isso e por isso mesmo é que gostaria de saber se isso é possível, talvez com alguma integração junto ao Analytics.

Em tempo, se não for abusar da paciência dessa comunidade, gostaria de saber se houve alguma atualização recente significativa no algoritmo do Google?

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico sitepor500
Maio

Calouro ✭ ✭

Como era de se esperar ninguém ajuda nesses fóruns, apenas "moderadores" vomitando o que todo mundo já sabe para tentar um dia ser um estagiário não remunerado do Google.

Enfim, consegui um contato do Google na Argentina que de forma surpreendente resolveu meu problema. Era um primo de um grande amigo meu que me salvou! Ele mesmo disso que em menos de uma semana tudo voltaria ao normal e de fato, tudo voltou melhor do que antes. Não sei o que ele fez mas com certeza foi de grande valia.

Ele me pediu para não divulgar os dados dele mas se alguém tiver algum problema semelhante entre em contato comigo que pergunto pra ele se tem interesse em lhe ajudar. Não perca tempo postando aqui no fórum pois realmente não há absolutamente ninguém bem qualificado para lhe ajudar por aqui.

Exibir solução no post original

Todas as respostas

Calouro ✭ ✭

??? alguma ideia?

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico sitepor500
Maio

Calouro ✭ ✭

Como era de se esperar ninguém ajuda nesses fóruns, apenas "moderadores" vomitando o que todo mundo já sabe para tentar um dia ser um estagiário não remunerado do Google.

Enfim, consegui um contato do Google na Argentina que de forma surpreendente resolveu meu problema. Era um primo de um grande amigo meu que me salvou! Ele mesmo disso que em menos de uma semana tudo voltaria ao normal e de fato, tudo voltou melhor do que antes. Não sei o que ele fez mas com certeza foi de grande valia.

Ele me pediu para não divulgar os dados dele mas se alguém tiver algum problema semelhante entre em contato comigo que pergunto pra ele se tem interesse em lhe ajudar. Não perca tempo postando aqui no fórum pois realmente não há absolutamente ninguém bem qualificado para lhe ajudar por aqui.