Analytics
391 Usuários online agora
391 Usuários online agora
Espaço para questões e aprendizados sobre visitas, tráfego de referência e etc.
Guie-me
star_border
Responder

Discrepância de resultados no Analytics com o Adwords e ADS

Calouro ✭

Boa tarde, observo que a quantidade de cliques no Adwords são muito maiores que a do Analytics, isso eu já havia observado em uma campanha que fiz no IG, onde a quantidade de cliques foi muito maior do que a contabilizada pelo Analytics, gostaria de saber pq isso acontece e como eu posso deixar os resultados mais próximos?

Re: Discrepância de resultados no Analytics com o Adwords e ADS

Estudante ✭ ✭ ✭

Opa @Aylton J

Podem existir vários fatores, um dos principais que eu já vi são os relacionados a campanhas de display, não tenho nenhum estudo como base para isso apenas minha experiência como usuário mesmo. Muitas vezes já ocorreu de eu clicar em um anúncio display por engano e, antes mesmo de carregar o site, já fechava ele. Neste caso, como o tempo de contabilização das ações são diferentes (o clique vai ser contabilizado praticamente no momento do clique mesmo, já a sessão no GA só quando o script do GA ser carregado)

Outro motivo é a forma como é contabilizado cada um. O que pode ocorrer também é, por exemplo, alguem busca algo no google, clica no teu anuncio, volta para o google, faz uma outra pesquisa e clica em um outro anuncio teu novamente (isso tudo na mesma sessão), neste caso já teriamos 2 cliques e 1 sessão (só será contabilizado uma nova sessão se o intervalo entre os acessos ao teu site for maior que 30 minutos, por padrão, ou se fechar e abrir o navegador)

Outro motivo é a execução do javascript. A contabilização do clique não depende do funcionamento de um script de javascript, já a do GA sim, e, nesta executação, um erro de javascript, um problema de comunicação, já evitaria o envio dos dados ao GA.

Mas, o mais importante é entender que cliques e sessões são duas métricas diferentes e que você deve tratar elas de formas diferentes, é praticamente impossível que essas duas métricas funcionem de maneira idêntica.