Analytics
311 Usuários online agora
311 Usuários online agora
Espaço para questões e aprendizados sobre visitas, tráfego de referência e etc.
Guie-me
star_border
Responder

Divergência Volume Tráfego AdWords e Analytics

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Pessoal, bom dia!

 

Nada melhor que começar a segunda vendo que o GA não está identificando todo o tráfego do AdWords. Todos sabemos que há uma divergência no volume do tráfego capturado pelo GA, mas o que vocês diriam de uma diferença de 5.870 cliques no AdWords para 95 acessos no GA? Apenas 1,6% dos cliques.

 

A TAG do GA já foi verificado pelo Assistente e não foi identificado nenhum problema na página de destino do ads.

 

Alguém já passou por algo parecido? Alguma dica do que pode estar acontecendo?

 

Ótima semana!

Especialistas responderamverified_user

Re: Divergência Volume Tráfego AdWords e Analytics

Principal Colaborador
Olá Hugo, como vai?

Normalmente quando a diferença está muito alta é preciso avaliar como o GA está recebendo os dados. No melhor cenário, você deve ter o seu Adwords vinculado ao seu Google Analytics. Quando os serviços estão integrados, o Adwords passa os dados para o GA através de um parâmetro na URL chamado GCLID. Quando o GCLID sofre qualquer intereferência, o GA pode não receber os dados, e aquela visita que veio de um anúncio pode ser identificado como algum outro canal qualquer, como referência, por exemplo.

É muito importante entender como os dados estão sendo enviados, e verificar se o GCLID não está sendo removido. É um problema comum que costuma atrapalhar bastante.

Pode contar mais detalhes? Como os dados estão sendo enviados para o GA (integração ou o uso de UTMs)?
_

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Divergência Volume Tráfego AdWords e Analytics

Principal Colaborador

@Hugo Santos, tudo bem?

 

Concordo com você! Isso é um problema muito chato e seus números de sessões realmente estão baixos comparando com os cliques.

 

Bom, um ponto importante aqui é que sessões é uma métrica totalmente diferente de cliques, por mais que não pareça. Existem diversos motivos para que esses números não "baterem na virgula". 

 

Essa página do help center do Google lista alguns:  https://support.google.com/analytics/answer/1034383?hl=pt-BR

 

  • Cliques e Sessões são métricas diferentes.
    O Google AdWords acompanha Cliques e o Analytics acompanha Sessões. Se um usuário clicar no seu anúncio 2 vezes em 30 minutos sem fechar o navegador, isso será registrado pelo Analytics como uma sessão, mesmo que o usuário saia do site e retorne logo em seguida. Por exemplo, se o usuário clicar no seu anúncio uma vez, clicar no botão voltar e depois clicar no anúncio novamente, o Google AdWords registrará dois cliques, enquanto o Analytics registrará uma sessão.
  • O Google AdWords filtra cliques inválidos do seu relatório, enquanto o Analytics mostra todos os dados.
    O Google AdWords filtra automaticamente determinados cliques dos seus relatórios, enquanto o Analytics informa todas as sessões resultantes. Os cliques filtrados dos seus relatórios do Google AdWords são ocorrências ocasionais de alguém que clicou repetidamente no seu anúncio para aumentar seus custos ou sua taxa de cliques. O Google AdWords considera esses cliques inválidos e os filtra automaticamente dos seus relatórios. Esses cliques potencialmente inválidos não são cobrados.
  • Você desativou a codificação automática de URLs na sua conta do Google AdWords.
    Se a codificação automática estiver desativada e você não tiver codificado manualmente os URLs de destino com variáveis de acompanhamento de campanha, o tráfego não será considerado como CPC (custo por clique) do Google (cliques provenientes de anúncios do Google AdWords). Ele será atribuído à pesquisa orgânica do Google (cliques provenientes dos resultados de pesquisa natural no Google.com.br). Verifique se sua conta do Google AdWords está com a codificação automática ativada ou se há variáveis de acompanhamento de campanha incluídas no final de cada URL de destino.

    Saiba como ativar a codificação automática.
  • Verifique se suas Configurações de importação e exportação do Google AdWords estão corretas.
    Se você tiver certeza de que as contas estão vinculadas e, ainda assim, não visualizar dados de cliques ou de custos, verifique se selecionou a opção para importar os dados a partir da conta vinculada à vista da propriedade em questão.

    Saiba como editar suas Configurações de importação e exportação do Google AdWords
  • Seu site tem uma recriação de URLs do servidor
    Adicionar parâmetros ao seu URL pode fazer com que a regra de recriação não funcione. Uma pequena porcentagem de websites não permite parâmetros de URL arbitrários e, consequentemente, apresentam páginas de erro quando você inclui esses parâmetros. Sugerimos que você solicite ao seu webmaster permitir parâmetros de URL arbitrários.
  • Sua página de destino pode redirecionar o usuário a uma página diferente.
    Os redirecionamentos em páginas de destino muitas vezes impedem que o código do Analytics seja carregado e identifique corretamente o tráfego como proveniente de uma campanha de pesquisa paga. Por exemplo: seu anúncio direciona o usuário para http://www.mydomain.com/index.html, mas você criou um redirecionamento 301, 302 ou JavaScript desse URL para http://www.mydomain.com/page2.html. As informações da campanha que foram originalmente anexadas à página de destino se perderão no redirecionamento.

    Saiba como acompanhar o redirecionamento de páginas.
  • Verifique se a página de destino dos seus anúncios está sendo acompanhada.
    Se a página de destino dos seus anúncios não estiver sendo acompanhada, as informações da campanha não serão transmitidas ao Analytics. Verifique se você acompanha todas as páginas de destino dos seus anúncios do Google AdWords.
  • É possível que os usuários tenham definido suas respectivas preferências de navegador de forma a impedir que o Analytics colete dados no website.
    É possível que os usuários que acessam seu website por meio do Google AdWords tenham desativado o JavaScript ou os gráficos, ou usem outras tecnologias que impedem o Analytics de coletar informações sobre os usuários do seu website (como a instalação do Add-on do navegador para desativação do Analytics). Em alguns casos, o Analytics não consegue incluir esses usuários no relatório, mas o Google AdWords inclui.
  • Verifique se sua página de destino consegue carregar o código corretamente.
    O fato de os cliques serem informados no Google AdWords, mas não no Analytics, pode ser resultado de uma obstrução entre o evento de cliques do Google AdWords e a capacidade de carregar o código de acompanhamento na página de destino. Nesse caso, verifique se seus servidores de hospedagem da Web estão funcionando corretamente, se a página está sendo carregada para todos os usuários e endereços IP possíveis e se o código de acompanhamento foi instalado corretamente em suas páginas da Web.

    Saiba como verificar se você instalou o código do Analytics corretamente. 
  • Os usuários retornam durante a vida útil de uma campanha.
    Durante a vida útil de determinada campanha, um usuário recorrente do site é atribuído a essa campanha. Nesses casos, você pode esperar mais sessões do que cliques. Para ver o número de sessões provenientes de usuários recorrentes, faça a segmentação cruzada da campanha por Tipo de usuário.
  • Os usuários retornam ao site por meio dos favoritos.
    O Analytics usa o parâmetro gclid nos seus URLs de destino para identificar o tráfego de anúncios do Google AdWords. O parâmetro gclid é exibido no URL da página de destino quando um usuário visita seu site clicando no anúncio. Por exemplo, se seu site é www.example.com, quando um usuário clica no seu anúncio, ele é exibido na barra de endereços como:

    www.example.com/?gclid=123xyz

    Se os usuários adicionam seu website aos favoritos juntamente com o parâmetro gclid, o Analytics registra o tráfego desses favoritos como provenientes dos anúncios do Google AdWords. No entanto, o Google AdWords não registra os cliques (e os anunciantes não recebem cobrança por essas sessões, visto que não são cliques reais nos anúncios).
  • Latência do servidor
    Se um usuário acessa seu site por meio de um anúncio e sai da página de destino antes da execução do código de acompanhamento, o parâmetro gclid não é transmitido aos servidores do Google e o clique não é associado à sessão. O resultado é uma discrepância entre cliques e sessões.

 

Todos esses pontos de atenção listados são importantes e quando você vai eliminando um por um na maioria dos casos você volta para o primeiro ponto, onde cliques são diferentes de sessões. 

 

Isso tudo pode parecer meio óbvio, mais cabe algumas analises da nossa parte quanto anunciantes ou profissionais da área de web intelligence. Como no seu caso o número de sessões esta muito abaixo porcentualmente e como você já verificou que snippet do GA esta enviado o htis normalmente, precisa levantar algumas hipóteses à serem validadas e analisar o comportamento dos usuários, como se o número de visitantes de retorno, por faixa de hora e etc. Assim você consegue validar se realmente esta "perdendo" esses cliques no tracking do site e ainda tirar bons insights dessas analises. 

 

Verifique também se suas sessões estão com a configuração padrão do Google Analytics ou se foi alterada para algum valor diferente de 30 minutos. Isso pode afetar um pouco também. Não justifica toda essa diferença mas também teria impacto. 

 

Como dica sugiro que você use segmentos avançados do Google Analytics para fazer essas analises. Seria algo mais ou menos assim:

 

segmentos_ga.png

 

Claro que aqui só temos os visitantes de retorno, e você deve ir incrementando essa analise. Tipo definido quando...

 

ga.png

 

E incrementando definindo a origem:

 

ga2.png

E depois aplicar esse segmento a um relatório personalizado usando e abusando das dimensões do Google Analytics. Smiley feliz Como dimensão Hora e por ai vai. 

 

Enfim, não tem jeito temos que ir validando até encontrar onde estamos "perdendo" esses cliques.

 

Espero que tenha ajudado com algumas ideias de como fazer isso. 

 

Abraços

Ricardo Gaya

Minha resposta foi útil? Se sim, clique em "Aceitar como solução". Saiba mais aqui.