Analytics
1.1K Usuários online agora
1.1K Usuários online agora
Espaço para questões e aprendizados sobre visitas, tráfego de referência e etc.
Guie-me
star_border
Responder

Dúvidas sobre URL com parâmetro

Calouro ✭

Olá, Boa tarde!

Gostaria de tirar uma dúvida! Estou usando algumas URL´s com parâmetros nos anúncios do facebook para poder rastrear através do google analytics. Porém, elas não estão aparecendo nos dados do analytics. 

Dentro de páginas, escolhendo a dimensão principal como campanhas, eu consegui descobrir alguns, porém, achei algo de estranho! Se eu escolher o período de Março somente, ele me mostra parâmetros de campanhas do adwords de fevereiro, sendo que estas estão desligadas desde o final do mês passado. 

Poderiam me ajudar?

Aguardo o retorno!

Att,

Bianca Carril

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Bianca C
Março

Re: Dúvidas sobre URL com parâmetro

Graduado ✭

1)Qual é a diferença entre as informações extraídas do caminho: "Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as páginas" para as infos de: "Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia". 

"Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as páginas" - Vai te mostrar quais são as páginas as quais os usuários navegaram o teu site.

"Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia" - Vai te mostrar como os usuários chegaram ao teu site.

2) As infos de "/post_PÁGINAPARCEIRA" significam que vieram dos anúncios do facebook, mas e as com referral?

Referral indica que pessoas chegaram ao teu site através de um link que não estava parametrizado, ou seja, não veio através de uma campanha. Por exemplo, facebook / referral indica algo como, alguem acessou o teu site, copiou o link e divulgou no facebook, outra pessoa foi lá e clicou no link.

Caso se interesse, neste link abaixo tem um curso sobre o Google Analytics, pode te ajudar a entender melhor como o GA funciona e otimizar o uso dele.

https://analytics.google.com/analytics/academy/

Exibir solução no post original

Graduado ✭

@Bianca C

Sobre a questão das campanhas de AdWords de fevereiro estarem aparecendo em Março, dependendo da quantidade, é normal pois pode estar relacionado a pessoas que chegaram ao teu site através de uma campanha do AdWords em fevereiro e em março voltaram de forma direta. A fonte do usuário só será trocada no momento que ele acessar o site de forma não direta.

Coloquei o "dependendo da quantidade" pois a tendência é que os acesso diminuam bastantes, ou seja, se as sessões continuarem alta, pode ter algum problema.

Em relação à sua primeira questão, como você comentou que consegue identificar algumas campanhas, mas a fonte não, me está dando a impressão que está ocorrendo algum problema de parametrização, talvez algum redirect que esteja removendo alguns parâmetros ou está com algum formato errado mas, sem ver como a url realmente está fica bem dificil de saber o que está realmente acontecendo. Você não pode passar um exemplo de como a url está?

Calouro ✭

Posso sim, claro!

Estamos usando todas nesse molde, porém elas não aparecem lá no analytics quando jogamos na busca.

Aguardo retorno!

Abraços

,Re: Dúvidas sobre URL com parâmetro

Calouro ✭

Boa tarde,

Sigo no aguardo de uma ajuda!

Abraços

Re: ,Re: Dúvidas sobre URL com parâmetro

Graduado ✭

Olá @Bianca C

Olhando essa URL e a página de destino, realmente não teria o porque não estar mensurando os dados de campanha, a principio não me parecem estar com algum problema.

A maneira como o código do GA está implementada, apesar de não ser uma maneira muito comum de ser feita, não me parece que afetaria a perda da origem/mídia

Apenas para ter certeza, pois, relendo a sua dúvida, me pareceu que você estava procurando essas informações no relatório de Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as páginas. Essa informação realmente não aparece neste relatório (a não ser que você coloque uma dimensão secundária, como você fez)

Para você ver o desempenho destas campanhas no Google Analyltics você tem que ir no relatório  Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia, neste relatório que vai aparecer os dados enviados através dos parametros utm's, daquela URL que você passou, deveria aparecer neste relatório um registro com o valor facebook / post_PÁGINAPARCEIRA

Caso nem neste relatório apareça essa informação, uma outra coisa que penso que pode estar acontecendo é ter algum filtro na tua Vista do GA que possa estar excluindo essa informação, mas teria que ver como está configurado o teu Google Analytics para ter certeza.

Uma coisa que não tem relação diretamente neste caso, sempre que for parametrizar uma url (colocar os utm's), particularmente eu aconselho a não colocar caracteres especiais, letras com acento ou espaço, normalmente a utilização destes caracteres não afeta no resultado mas que pode ocorrer algum problema de distorção dos valores.

Calouro ✭

Luiz,

Achei! Obrigada pelas dicas! Mas posso abusar e tirar duas dúvidas que me surgiram agora?

1)Qual é a diferença entre as informações extraídas do caminho: "Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as páginas" para as infos de: "Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia". 

2) As infos de "/post_PÁGINAPARCEIRA" significam que vieram dos anúncios do facebook, mas e as com referral?

Obrigada pelas dicas!

Fico no aguardo!

Abraços

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Bianca C
Março

Graduado ✭

"Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as páginas" - Vai te mostrar quais são as páginas as quais os usuários navegaram o teu site.

"Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia" - Vai te mostrar como os usuários chegaram ao teu site.

Referral indica que pessoas chegaram ao teu site através de um link que não estava parametrizado, ou seja, não veio através de uma campanha. Por exemplo, facebook / referral indica algo como, alguem acessou o teu site, copiou o link e divulgou no facebook, outra pessoa foi lá e clicou no link.

Caso se interesse, neste link abaixo tem um curso sobre o Google Analytics, pode te ajudar a entender melhor como o GA funciona e otimizar o uso dele.

https://analytics.google.com/analytics/academy/

Calouro ✭

Ah, perfeito!

Muito obrigada, Luiz! Me ajudou muito!

Abraços

Calouro ✭

Olá! Tudo bem? Estou com o mesmo problema. Você conseguiu resolver? Se sim, poderia me dizer?

Obrigado! 

Calouro ✭

Coloquei todas as orientações deles em prática, mas continuei com os mesmos problemas! Eu até abri outro chamado aqui, mas eles não me responderam até agora, e olha que tem bastante tempo já!