Analytics
244 Usuários online agora
244 Usuários online agora
Espaço para questões e aprendizados sobre visitas, tráfego de referência e etc.
Guie-me
star_border
Responder

Problema na contagem dos acessos

Calouro ✭

Bom dia,

Tem me acontecido um fato estranho ultimamente.

Geralmente eu utilizo encurtador de URL nas minhas noticias compartilhadas no facebook para saber a quantidade de pessoas que clicaram no link.

Porém quando vou comparar com o Google Analystics estes valores não batem. Por exemplo: Tive 500 cliques na Url da minha noticia, porém quando vou ver quantos acessos tive no dia no google analystics teve apenas 50.

Não entendi o porque do problema, ou como soluciona-lo.

Alguém poderia me ajudar? 

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Lionel J
Agosto 2016

Re: Problema na contagem dos acessos

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Olá, Lionel J
O processamento de contagem de muitos encurtadores de link - inclusive do Google Shortener - costuma ser inadequado. Existe também a questão que, os encurtadores geralmente só contabilizam o clique no link, mesmo que acidental. E clique no link não quer dizer necessariamente que quem clicou fez a visita na página indicada.

Um exemplo para ilustrar.
Recentemente fiz um teste em artigos de um site onde publico artigos sobre ferramentas do Google Maps. Clicava no link encurtado, depois em seguida já fechava, sem de fato ir a página. O Google Analytics não contabilizou a visita, pois de fato ela não aconteceu, mas o contador do Google Shortener sim, pois eu cliquei, dando uma discrepância tremenda.

Abraços
GIL

Exibir solução no post original

Aprendiz ✭ ✭
Boa tarde Lionel,

Já vi discrepâncias mais dessa quantidade toda não hahaha...

Mas vamos lá, já tentou fazer um teste com um post desse e tentou ver em tempo real no GA?

Pode ser vários fatores, como por exemplo, código do site não está no lugar certo. Mas sempre que os meus dados também não batem, eu sempre confio mais nos dados da URL no Analytics do que do encurtador.
"A dedicação de hoje é o resultado de amanhã"
https://www.linkedin.com/in/pedro-muniz-799b5b91?trk=nav_responsive_tab_profile_pic
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Lionel J
Agosto 2016

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Olá, Lionel J
O processamento de contagem de muitos encurtadores de link - inclusive do Google Shortener - costuma ser inadequado. Existe também a questão que, os encurtadores geralmente só contabilizam o clique no link, mesmo que acidental. E clique no link não quer dizer necessariamente que quem clicou fez a visita na página indicada.

Um exemplo para ilustrar.
Recentemente fiz um teste em artigos de um site onde publico artigos sobre ferramentas do Google Maps. Clicava no link encurtado, depois em seguida já fechava, sem de fato ir a página. O Google Analytics não contabilizou a visita, pois de fato ela não aconteceu, mas o contador do Google Shortener sim, pois eu cliquei, dando uma discrepância tremenda.

Abraços
GIL

Aprendiz ✭ ✭
Obrigado por compartilhar o seu acontecimento Gilmaps. Smiley feliz

Conforme o seu acontecimento, faz todo sentido, pois a missão do Shortener é apenas o click e não quantos foi para o site. Por isso acontece muito essas discrepâncias, cada um tem a sua responsabilidade de mensurar e nesses casos, o mais adequado é sempre verificar realmente a URL Personalizada. Smiley feliz
"A dedicação de hoje é o resultado de amanhã"
https://www.linkedin.com/in/pedro-muniz-799b5b91?trk=nav_responsive_tab_profile_pic