Analytics
1.2K Usuários online agora
1.2K Usuários online agora
Espaço para questões e aprendizados sobre visitas, tráfego de referência e etc.
Guie-me
star_border
Responder

Tráfego Direto

Calouro ✭

Olá,

 

neste último mês tivemos uma explosão  sem motivos de tráfego direto (mais de 200%, passando a representar quase 20% do tráfego do site). Esse aumento foi, principalmente, no acesso direto à páginas de produto (alguns nem tão relevantes), o que faz menos sentido ainda.

Ou seja, estamos acreditando que essas visitas estão erradas e estão vindo de algum erro.

Alguém sabe dar uma dica do que pode ser?

Especialistas responderamverified_user

Re: Tráfego Direto

[ Editado ]
Principal Colaborador

Desconsidere. @Ricardo-Gaya me corrigiu abaixo e ele está corretíssimo, eu que interpretei errado e não pensei direito. Desculpa.

 

 

Olá,

 

Sugiro que dê uma olhada na origem/mídia desse tráfego.

-Vá na guia Aquisição e clique em Todo Tráfego> Canais.

-Adicione a 'origem/midia' como dimensão secundária*:

*Logo abaixo do gráfico, à esquerda há um 'slider' escrito "dimensões secundárias", clique nele e no campo de busca digite: "origem/mídia" e clique na opção que se assemelha

-Você saberá de onde é a origem desse tráfego direto e, se eu estiver certo, devem ser visitas fantasma.

 

Não se preocupe se você visualizar origens 'estranhas', seu site não está sendo 'hackeado', só está recebendo visitas automatizadas. Ou seja, não há como evitar essas visitas. Caso você queira retirar essas visitas do seu relatório, basta seguir o tutorial aqui.

 

Você também pode detectar essas origens 'escusas' olhando o relatório geográfico (ou mesmo como dimensões secundárias) e ver um grande volume de tráfego de origem internacional de países como EUA e Rússia.

 

Não esqueça de voltar aqui no fórum para nos dar um parecer se é isso ou não e continuarmos a discussão.

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Re: Tráfego Direto

Principal Colaborador

@Anderson V, tudo bem?

 

Esse aumento de tráfego direto pode acontecer por diversos motivos. Campanhas offline e online podem impactar diretamente o volume de tráfego direto, pensando sempre sobre o modelo de atribuição de canal utilizado, alguma alteração/otimização de conteúdo dessas páginas que tenha indexado em melhores posições na serp do Google e outros motivos como até o snippet do GA duplicado nas páginas em questão. Enfim, motivos pode ser vários, o que é necessário fazer na minha opinião é validar/auditar o tagueamento para ver se não é um erro de tagueamento, pois erro no GA sinceramente acho muito difícil. E em seguida ir eliminando todos os possíveis motivos como mencionei existem vários. Smiley feliz

 

Procure ver com as outras áreas se houve alterações em layout, conteúdo ou qualquer outro tipo no período em que você esta comparando e identificou esse crescimento de tráfego direto. Caso não haja nenhuma, verifica campanhas tanto on como off que foram veiculadas nesse período, verifique se houve crescimento no posicionamento orgânico usando Search Console vinculado com Google Analytics e se mesmo assim não encontrar nada, valide o tagueamento. 

 

@Yuri Podolsky, tudo bem?

 

Se ele adicionar origem/midia como dimensão segundaria ele vai ter (direct) sempre, pois é tráfego direto. Smiley feliz

 

 

Ricardo Gaya

Minha resposta foi útil? Se sim, clique em "Aceitar como solução". Saiba mais aqui.

Re: Tráfego Direto

Principal Colaborador

@Ricardo-Gaya bem pensado, estava me confundindo com tráfego de referência.

 

Realmente devem ser campanhas 'não tagueadas'. Se ele estiver fazendo Adwords e não executou a vinculação é bem provável que isso aconteça (Assim como qualquer outro tipo de campanha).

 

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Re: Tráfego Direto

Calouro ✭
Olá Ricardo, obrigado pela resposta.
Realmente acho que não seja nenhuma otimização. Adoraria que fosse, mas o tráfego médio aumentou umas 3 vezes, literalmente, de um dia pro outro e aí permaneceu. Quando fui tentar fazer uma análise, vi que as páginas que aumentaram foram dezenas de páginas de produto, ou seja, parece muito que está perdendo o tagueamento em algum momento. Como o acesso é direto, acreditar que mais clientes estão digitando 3 vezes mais a página inteira do produto direto é bem difícil!!rsrs
Quando você falou sobre auditar/validar eu acho que boa ideia, porque temos algumas pessoas mexendo em uma nova loja nossa (nossa plataforma é vtex), mas ninguém sabe o que pode ter sido.
Porém, eu não sei muito dessa parte de tagueamento e a agência que fez pra nós não é mais nossa parceira.
Então, você saberia me indicar algum material ou passo a passo para eu fazer essa verificação?
Abraços

Re: Tráfego Direto

[ Editado ]
Calouro ✭

@Yuri Podolsky, , apesar da demora, no fim das contas parece que realmente são visitas automatizadas. O evento que aumentou a receita no mesmo período foi uma coincidência. Vou tentar seguir o tutorial que vc falou, porém, o caso relatado no link trata-se de uma visita referral, onde eu poderia identificar a origem. no meu caso, é uma visita direta. Será que se eu marcar o "excluir todas os hits de bots e indexadores conhecidos vai adiantar?