Analytics
1K Usuários online agora
1K Usuários online agora
Espaço para questões e aprendizados sobre visitas, tráfego de referência e etc.
Guie-me
star_border
Responder

Tráfego orgânico virando direto?

Calouro ✭ ✭

Boa tarde.

 

Pessoal,

 

Estou com uma situação estranha e gostaria de compartilhar para ver se entendo o que está acontecendo.

 

Em um determinado período, houve um aumento assustador do meu tráfego direto.

 

Tentando entender o que está acontecendo, estou indo à fundo e, muitas vezes, voltando no básico.

 

Eis que surgiu uma questão: Existe alguma forma do tráfego orgânico ir para o direto?

Notei que em determinado momento, o orgânico, que era o canal com maior tráfego, passou a ser o 4 - 5 na posição e o direto, que anteriormente era baixo, passou a ser o primeiro.

 

É um primeiro chute, contudo gostaria de uma ajuda para entender.

Re: Tráfego orgânico virando direto?

Graduado ✭

@Marcelo Dias

Por um acaso não houve mudança no funcionamento do teu site? Para tentar encontrar algum problema eu começaria a verificar principalmente as páginas de destinos que levam as pessoas ao teu site.

- Verifique se a tag do GA está disparando corretamente nestas páginas

- Verifique se está acontecendo algum redirect ou refresh na tua página através de uma meta tag ou javascript (são redirects que não mantém a origem original)

 

Me dá muito a impressão de um redirect "errado" em que a tag do GA só é disparada após esse redirect.

 

 

 

Re: Tráfego orgânico virando direto?

Calouro ✭ ✭

@luizyamadaescreveu:

@Marcelo Dias

Por um acaso não houve mudança no funcionamento do teu site?

Resposta: A princípio, não houve mudanças estruturais no site. Todavia como é uma investigação, vamos usar como premissa que não temos essa informação.

 

Para tentar encontrar algum problema eu começaria a verificar principalmente as páginas de destinos que levam as pessoas ao teu site.

- Verifique se a tag do GA está disparando corretamente nestas páginas

Resposta: Acessei várias páginas e usei o TA para verificar e, a princípio, elas estão disparando de forma correta, apesar de existirem maneiras de otimizar que o próprio TA indica.

Uma informação importante aqui é: nas páginas de destino existe o seguinte exemplo:

/vestidos/coleção e /vestidos/coleção?PS=48&map=c,spec_fct_41&O=OrderByReleaseDateDESC

Nesse caso, percebi que existem duas páginas para a mesma categoria, contudo uma está sem parâmetro e a outra está com parâmetro de ordenação, incluído diretamente pela plataforma de ecommerce usada.

Lembrando que eu estou olhando, agora, APENAS, do tráfego direto.

 

- Verifique se está acontecendo algum redirect ou refresh na tua página através de uma meta tag ou javascript (são redirects que não mantém a origem original)

Resposta: Aqui fica uma dúvida... eu entendo que o direto é quando o usuário digita o site diretamente no navegador, ou quando favorita, ou quando por algum motivo, o google não consegue identificar a origem. Não acontece nenhum refresh e, a princípio, não existe redirect para tal categoria. (vestidos)

Você verificaria isso através do TA... do debug, como?

 

 

Me dá muito a impressão de um redirect "errado" em que a tag do GA só é disparada após esse redirect.

 

 

 

 


 

Re: Tráfego orgânico virando direto?

Graduado ✭

@Marcelo Dias

Pelos parâmetros da URL que você postou deduzo que a plataforma de ecommerce que você está utilizando é a VTex.

Existe um "bug" na vtex relacionado à implementação do https no site, onde, no momento que ele faz o redirect do http para o https ele perde alguns parâmetros, porém, isso não deveria impactar no tráfego direto mas é uma coisa que você pode investigar, verificar se houve essa mudança no protocolo do teu site (de http para https) e tentar descobrir se esse comportamento no GA ocorreu junto com essa mudança.

Obs.: Não sou expert em SEO mas, se não me engano, fazer essa mudança sem ter um trabalho de SEO pode impactar o organico do site.

 

Uma maneira que você pode usar o TA é utilizar o recurso de gravação da navegação, abra o TA e clique no botão "Record" (Você não precisa necessariamente estar no teu site para iniciar a gravação, você pode começar, por exemplo, no resultado de busca do Google), navegar por um tempo, parar e verificar o "Show Full Report", na página que vai abrir, na parte de cima vai ter a opção de "Google Analytics Report", neste relatório ele vai verificar a tua navegação junto com o teu GA (você precisa ter acesso à conta do GA) o qual vai dar várias informações, incluindo a origem/midia capturada. Neste video você ve certinho como ele funciona

https://www.youtube.com/watch?v=_7zoJR6uq2g

 

Obs: Existem outras maneiras do usuário ser identificado como direto.

- Excluir a referencia na configuração do Google Analytics. Por exemplo (bem hipotético) vamos supor que lá no GA, em Administrador > Propriedades > Informações de acompanhamento > Lista de exclusão de referencia, você adicione um novo item com o valor "google.com", isso vai fazer que todas as visitas que venham através do google.com sejam contabilizadas como direta.

- Alguém acessar um link do teu site através de um aplicativo, em um link sem parametrização (sem utm's / gclid /dclid), por exemplo, alguém recebeu um link do teu site por email, abriu através do aplicativo desktop do Outlook e, ao clicar, abriu o chrome, se o link não estiver parametrizado, essa visita será contabilizado como direto. Isso também pode ocorrer em aplicativos mobile que também pode ser algo para ser investigado, verifique se houve inicio de alguma campanha neste mesmo período que tenha distribuição na rede mobile, talvez possa ter algum problema nestas campanhas

Tráfego orgânico virando direto?

Calouro ✭ ✭

Bom dia.

Luiz,

 

Verifiquei a gravação via TA e, a princípio, não parece haver problemas.

Com relação a parametrização, vamos abrir uma "licença" poética aqui.

 

Verificar pelo Ads, e o "autotagg" está ativo. Ai fica uma dúvida:

 

Percebi que estão parametrizando, além do autotagging, com utm. Isso pode influenciar em "mesmo link mandando tráfego para canais diferentes?"

Re: Tráfego orgânico virando direto?

Graduado ✭

Percebi que estão parametrizando, além do autotagging, com utm. Isso pode influenciar em "mesmo link mandando tráfego para canais diferentes?"

 

No caso de autotag do AdWords + utm, a origem apresentada no GA dependerá de uma configuração dentro do Google Analytics, por padrão, a regra utilizada neste caso é priorizar o autotag e ignorar o utm, ou seja, se você tiver uma url (após o clique em um anúncio) do tipo /?utm_source=campanha_google&utm_medium=search&utm_campaign=campanha_marco&gclid=sdgWEAxcds3asd

 

Será ignorado os valores do utm's e será levado em conta o parametro gclid (ou seja, tornará a sessão como vinda do "google / cpc"

 

Caso você vá em Administrador > Propriedade > Configurações da propriedade e marcar a opção "Permitir que a codificação manual (valores UTM) modifique a codificação automática (valores GCLID) para integração entre o Google AdWords e o DoubleClick Search", neste caso, o GA começará a priorizar os valores do utm's, no exemplo anterior, passaria a ser contabilizado como "campanha_google / search" (porém, os relatórios destinados às campanhas do AdWords continuará funcionando normalmente)

 

22-03-2018 13-31-31.png

 

 

 

Obs: voltando ao assunto da queda do orgânico, não explica o aumento do direto mas, novamente, verifique se houve a mudança no teu site de http para https, como falei, a VTex tem um bug nesse redirect a qual não "copia" todos os parametros no momento do redirect. Por exemplo:

 

http://www.site.com.br/?gclid=asgagfasfas123 vai ser redirecionado para https://www.site.com.br/ (sem gclid)

 

http://www.site.com.br/?utm_source=origem&utm_medium=midia&utm_campaign=campanha&utm_term=termo&utm_... vai ser redirecionado para https://www.site.com.br/?utm_source=origem&utm_campaign=campanha (some o utm_medium, utm_content e utm_term). Neste caso, irá aparecer no GA uma fonte no formato "origem / (not set)"

 

Ou seja vamos supor que você tivesse campanhas de AdWords destinadas a http://www.site.com.br e, em determinado momento foi feito a virada do site para ambiente seguro (https) mas as campanhas do AdWords não foram atualizadas (continuavam apontado para o site em http), neste caso, para os anúncios em rede de pesquisa, muito provavelmente a origem dos usuários destes anúncios estariam entrando como google / organic (pois o gclid sumia, levando em conta também que os links não tinham parâmetros utm's, diferente do cenário atual que você apontou)

 

 

 

Tráfego orgânico virando direto?

Calouro ✭ ✭

Luiz, será que a gente consegue conversar via skype? seria legal pra trocar essa ideia!

 

Continuando a discussão...

 

A primeira parte, está entendida Luiz. No meu admin não tá com a configuração de "Permitir que a codificação manual (valores UTM) modifique a codificação automática (valores GCLID) para integração entre o Google AdWords e o DoubleClick Search".

 

Com relação ao HTTP para HTTPS, sim, houve essa mudança interna, contudo esse comportamento do direto ter aumentado drasticamente começou muito antes da mudança de segurança da criptografia, o que não justificaria =/