O Google AdWords agora se chama Google Ads. O novo nome reflete todas as opções de publicidade que oferecemos na rede de pesquisa, na Rede de Display, no YouTube e muito mais. Saiba mais

Ads
653 Usuários online agora
653 Usuários online agora
Um fórum dedicado ao dia a dia das agências: aqui, profissionais de agências podem discutir os assuntos importantes de seu dia-a-dia: qualificação, relacionamento com cliente, notícias sobre o mercado e mais
Guie-me
star_border
Responder

Gerenciamento de agência

Calouro ✭ ✭

Boa noite pessoal,

 

Gostaria de tirar uma duvida mais relacionada ao funcionamento e gestão de agências de Marketing Digital. Como grandes agências gerenciam os clientes, como eles organizam para que tudo funcione bem? Existe algum software pra isso ou é tudo por meio de planilhas e softwares comuns de gestão ?

Especialistas responderamverified_user

Gerenciamento de agência

Principal Colaborador

Fala Leandro, tudo bem?

Isso é algo relativo a cada agência e tipo de trabalho.

Existem sim softwares de gestão onde muitas agências preferem para escalar o serviço. Então elas possuem alguns analistas que cuidam de muitas, muitas contas por estarem usando o software.

Tem agência que não usa os softwares, e prefere um atendimento mais personalizado de cada analista, e ai o número de contas por pessoa diminui, e é preciso planilhas e coisas mais específicas para gerenciar tudo.

Fora isso, dependendo do tipo de agência (específica para Adwords ou agência digital mais completa) tem a composição de equipe de atendimento, planejamento, redação, criação, BI e por ai vai.

 

Espero que ajude.

_

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Gerenciamento de agência

Calouro ✭ ✭ ✭

Oi Leandro, bom dia. 

Vou te dar o caso da agência onde trabalho...

é uma agência menor pequena, gerencia cerca de 25 contas de adwords, talvez seja mais próximo da sua realidade.  Nossa forma de controle é através da MCC ( Minha Central de Clientes) e planinhas personalizadas que mostram métricas de cada conta. Possuímos um time enxuto: 1 pessoa responsável por adwors, 1 pessoa responsável por conteúdo, 1 atendimento, 1 mídias sociais, 1 design.

 

Quando começa a ficar maior que isso enxergo duas possibilidade como o Leandro falou, ou você precisa de um software para poder escalar e fazer com que o analista consiga gerenciar mais contas, ou contratar mais analistas, vai depender muito de modelo de negócio que está falando "modelo personalizado para o cliente" "modelo escalável".

 

Espero que te ajude.

Abraço

Gerenciamento de agência

Principal Colaborador

Depende muito da necessidade e do método de trabalho. No geral varia do quanto de controle e conhecimento o gestor das contas têm, tudo pode ser gerenciado por planilhas ou alguma ferramenta à escolha, não existe um consenso sobre o que fazer. Numa grande agência que trabalhei um cliente (grande varejista) tinha criado um software próprio para medir o ROI de cada palavra para não compartilhar com o Google os ganhos.

 

Particularmente não confio muito em ferramentas de bid, como Kenshoo ou qualquer outra. Nas grandes contas que já atuei (mais de um milhão de palavras e investimento semelhante) organizo as contas de forma lógica para conseguir trabalhar em massa e alimentar a campanha com conversões - assim que consigo mais de 100 conversões ativo o lance por CPA (geralmente importo as conversões do GA). Feito isso deixo o gerenciador de lances do Google trabalhar, estando bem configurado o resultado acompanha.

 

 

 

O grande lance é organizar uma conta de uma forma tão simples e lógica que uma única pessoa consiga gerenciar. Feito isso usar planilhas, contratar ferramentas ou avaliar no olho é uma escolha própria e trazem o mesmo resultado. Por exemplo:

 

Numa conta com 1,5 milhão de palavras tenho apenas 5 campanhas (Institucional, Genéricas, Produtos, Produtos regionalizados e Concorrentes). Dentro de cada campanha tenho vários grupos de anúncios relacionados apenas ao tema da campanha. Dentro dos grupos tenho uma infinidade de palavras, todas com marcadores informando qual o tipo de produto e categoria. Da forma como está eu poderia contratar uma ferramenta para fazer a gestão e implementar rapidamente (já que está bem organizada, a implementação seria rápida). Mas também não preciso usar ferramenta nenhuma, já que a estrutura está lógica então eu posso abrir no Editor, selecionar todas as palavras (ou grupos) do produto X no local Y e pausar, por exemplo. Nem me preocupo com os lances porque o Otimizador de Conversões já faz esse trabalho baseado no valor médio da conversão que quero.

 

Já um amigo meu só trabalha com ferramentas, seguindo as orientações que oferecem. Pra mim ele tem muito mais trabalho de adaptar as campanhas, acompanhar e fica muito à mercê do conhecimento de terceiros - mas também consegue bons resultados. Outro desenvolve as próprias regras usando javascript no Adwords. Então tudo depende do método de trabalho que você fica mais confortável.

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Gerenciamento de agência

Principal Colaborador

Leandro, a parte administrativa da minha agência, cobrança, comunicação com os clientes, é toda feita por software, na medida que a agência cresce fica impossivel controlar principalmente os pagamentos via planilha.

 

Agora o gerenciamento eu particularmente prefiro a MCC, não gosto de softwares automáticos manipulando minhas campanhas, mas ai é critério e gosto

Gerenciamento de agência

Calouro ✭ ✭

Boa noite Dêmisson, no caso de uma agência com este perfil, qual média que cobram para gerenciar uma conta Adwords de clientes de pequeno/médio porte?