AdWords
684 Usuários online agora
684 Usuários online agora
Um fórum dedicado ao dia a dia das agências: aqui, profissionais de agências podem discutir os assuntos importantes de seu dia-a-dia: qualificação, relacionamento com cliente, notícias sobre o mercado e mais
Guie-me
star_border
Responder

Qual o Número Ideal Máximo de Contas para um Profissional Cuidar?

Estudante ✭

Gostaria que compartilhassem o que já perceberam ou vivenciaram em uma agência. Como é normalmente a estrutura relacionada a Adwords?

 

 

Até quantas contas você já cuidou sem perder a qualidade ou qual você acha que seria o ideal?

 

Isso incluindo todos os tipos de campanha, variados tipos de clientes (uns mais complexos e outros mais simples). Se quiser, considere que 70% dos clientes fazem somente Pesquisa, Display e Remarketing.

 

O que tenho visto bastante é o excesso de contas para um só profissional (e no caso de agências de publicidade cujo foco não é Adwords, colocam uma pessoa que não entende muito).

 

Especialistas responderamverified_user

Re: Qual o Número Ideal Máximo de Contas para um Profissional Cuidar?

Principal Colaborador

Oi Mariana, tudo bem?

 

Suponho que você queira algo mais abrangente em questão de vivência.

Em geral, eu sempre trabalhei gerenciando contas de todas as mídias digitais. 

Tive apenas uma oportunidade em que havia uma pessoa dedicada a Facebook e eu gerenciava o restante (que era basicamente Adwords em todas as suas propriedades.

 

Em se tratando de Adwords em si, tudo depende da complexidade do cliente e das campanhas. Existem campanhas mais diretas de necessidade básica e imediata, como comida e serviços gerais (encanador, eletricista) e necessidades mais longas e que custam demoram mais para converter como imóveis e escolas. Nestas campanhas mais longas, é necessário uma maior atenção, já que a campanha não depende de um único ponto de contato e nas mais imediatas é preciso buscar as melhores palavras-chave. 

 

Respondendo evasivamente a sua pergunta: Depende. Tudo depende da complexidade do cliente, do tipo de negócio e das suas atribuições dentro da agência. Um fator que pesa muito e está por fora desta conta é: quanto é cobrado do cliente final pela sua gestão e é possível cobrar de clientes do mesmo porte diferentes valores porque a conta é mais complexa?

Acredito que a maior resposta a essas perguntas é ver várias empresas montando seu próprio time de performance e BI internamente.

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Qual o Número Ideal Máximo de Contas para um Profissional Cuidar?

Principal Colaborador

Oi Mariana, tudo bem?

 

Discussão bem interessante e deixo aqui a minha opinião.

 

Partilho da mesma visão e resposta do Yuri na questão do Depende.

 

O número de contas gerenciáveis e muito relativo a toda a mecânica e dia-a-dia com a conta e ao tamanho e objetivo dela.

 

Pensando em um cenário dentro de uma agência e considerando todas as variáveis onde a pessoa precisa fazer a criação da conta, processos de pagamentos, reuniões com clientes, atendimento, relatórios, reuniões internas da agência, treinamentos e diversas outras rotinas, eu diria que o número ideal de contas para um único profissional varia de 3 a 7 contas dependendo do tamanho delas para que não haja perda de qualidade e seja possível se organizar devidamente.

 

Novamente, tudo depende do tipo de conta e das rotinas envolvidas. Já vi uma única pessoa atendendo mais de 70 contas onde a grande maioria delas não demanda reuniões, está tudo automatizado via ferramentas e relatórios online via Data Studio por exemplo. São clientes menores mas que em escala não geram tanto trabalho rotineiro fora da conta (ligações, reuniões e afins), então é totalmente viável assim.

 

Com certeza dentro das agências para tentar maximizar os lucros existe um exagero no gerenciamento, é algo muito discutível há muitos anos, mas que na prática, são poucas que fazem com sabedoria e que pensam não só nos clientes, mas também nos funcionários envolvidos.


Espero que ajude.

Abraços,
_

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Qual o Número Ideal Máximo de Contas para um Profissional Cuidar?

Estudante ✭

Oi Leandro! 

 

Sim, é uma questão que eu levantei por questão de experiência mesmo. 

 

Hoje cuido em média de 55-60 clientes sozinha em uma agência e são clientes dos mais variados tipos, mas percebo que a maioria tem uma demanda muito grande de relacionamento, reuniões, etc, e obviamente isso tem influenciado muito na qualidade e gerando muuuuuuito desgaste mental e estresse. 

 

Com certeza com esse número de clientes que você expôs, de 3 a 7 eu conseguiria fazer um trabalho excepcional...meu sonho, rs! 

 

Eu já estudei scripts, consegui colocar alguns em prática mas tenho que dar parabéns para quem consegue cuidar sozinho de tantas contas, como 70! Porque mesmo automatizando é preciso acompanhar, pensar e fazer alterações quando necessário (isso tirando relacionamento).

 

Você já viu grandes agências especializadas, como é a estrutura, quantidade de contas por profissional? Tenho uma grande curiosidade. 

 

 

Qual o Número Ideal Máximo de Contas para um Profissional Cuidar?

Principal Colaborador

Mariana, se muitos desses clientes demandam esse tipo de relacionamento, sinceramente não adianta você estudar scripts, automações e todo o resto. É claro que cada uma dessas coisas ajuda e você deve sempre estudar hehehe mas falo isso, pois tudo isso que você falou que faz é apenas a sua solução ou a tentativa, para contornar um problema de processo que precisa ser revisto dentro da agência. Não é algo ocasionado por você.

 

Nesse ritmo, além do desgaste mental e estresse, arrisco dizer que você trabalha muito mais horas do que deveria, fica na agência até mais tarde, deve deixar de fazer coisas da sua vida como uma academia ou qualquer outra coisa devido ao trabalho e por ai vai.

 

Imagina só: Se cada um desses clientes resolve fazer uma reunião de uma hora com você, só de reuniões, assumindo que você faça reunião todos os dias o dia todo, você já não faz mais nada pois extrapola a carga horário de 40 a 44 horas por semana que um funcionário em regime CLT tem, imagina agora todas as outras coisas que você tem pra fazer fora reuniões? É inviável. A sua atuação vai ter um limite até o ponto de você não aguentar mais.

 

Fora tudo isso, toda e qualquer automação é limitada pois exige a nossa visão estratégica. Ainda não existem recursos para fazer negativações automáticas de contas com base em intenção de busca, imagina que incrível seria?

 

Agora, penso que uma agência só mantém a conta dentro da casa enquanto esta está gerando lucro, logo, com a receita que 50-60 contas geram para agência, tenho certeza que ela possui investimento para contratar mais pessoas e fazer a distribuição adequada. É claro que isso diminui os ganhos, mas entre o balanço e estabilidade dos funcionários em relação a puramente o ganho da agência, prefiro ter muitas pessoas felizes trabalhando para mim e contentes com seu trabalho, mesmo a agência ganhando menos, do que ter pessoas sobrecarregadas e que preciso repor a cada 6 meses ou 1 ou 2 anos.

 

Com relação a sua pergunta sobre a estrutura de grandes agências, te digo por experiência própria quando estive dentro delas e por atualmente prestar consultoria para muitas: São pouquíssimas as agências que possuem boa distribuição e não sobrecarregam o funcionário. A grande maioria delas infelizmente, atualmente da mesma forma que você está descrevendo por aqui.

 

Essa é a realidade dentro da grande maioria do mercado.

_

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Qual o Número Ideal Máximo de Contas para um Profissional Cuidar?

Estudante ✭

Adorei a discussão e concordo, faz todo o sentido.

 

De certa forma fico aliviada de saber que não é só comigo (rs).

 

Obrigada!

Qual o Número Ideal Máximo de Contas para um Profissional Cuidar?

Calouro ✭ ✭ ✭

Mariana hj não trabalho com adwords devido a esse stresse o qual está passando. A quantidade realmente depende de cada conta, mas se quiser dar o melhor de sí, qto menos melhor. Eu sempre quis apresentar o melhor, mas cuidando de quase 100 contas era impossível. Não há como vc dar um feedback preciso, com argumentos válidos cuidando de várias contas, ou seja, seu trabalho nunca será do jeito que vc quer. Era sempre a mesma coisa, no dia da reunião, horas antes dava uma olhada na conta rapidinho para ver o que poderia ser dito na reunião. Solução nunca apresente no momento da reunião pois o cliente poderá lhe mandar um (então porque ainda não o fez?). Não estou te desanimando mas esse mercado está de ruim a péssimo. Claro que Isso é uma opinião pessoal minha que trabalhei 3 anos atrás durante 3 anos com adwords. Busque o melhor para você! Grande abraço 😉